O sistema Android tem uma fragmentação muito grande, algo que deixa muitas pessoas preocupadas principalmente na questão da segurança.
Android Marshmallow finalmente ultrapassa KitKat, mas ainda perde para Lollipop que ainda é o mais usado sistema Android do momento.
Diferente de outras publicações que podemos ver na internet, iremos focar mais nos sistemas mais usados e não somente no Android 7.x que foi lançado em novembro e que hoje já está na versão 7.1.1 como podemos ver em “Android 7.1.1 Nougat é liberado para linha Nexus, Google Pixel e Android One, mas sem muitas novidades”, no geral com pouco tempo no mercado, o sistema equipa apenas 0,4% dos aparelhos com o sistema Android.
O destaque do novo relatório do Google sobre o sistema Android é a versão Marshmallow, ela finalmente ultrapassou o KitKat em número de dispositivos equipados.
Atualmente o Android 6.0 Marshmallow está equipando 26,3% dos aparelhos que possuem o sistema Android, um aumento expressivo em comparação com o mês passado que o sistema tinha 24%.
Em primeiro lugar como o sistema mais usado nos aparelhos é o Android Lollipop 5.x, ele é o responsável por ser o sistema principal de 34% dos dispositivos usados atualmente, valor muito alto para um sistema que já foi lançado dois anos atrás.
No terceiro lugar temos o Android 4.4 KitKat que teve uma queda, no mês passado ele equipava 25,2%, mas como alguns aparelhos começaram a ser atualizados para as versões mais recentes, o sistema apresentou uma queda e agora tem 24%.
Infelizmente a fragmentação do sistema é a pior parte do sistema Android, ela muitas vezes é usada para que as fabricantes possam vender novos aparelhos para os consumidores que querem aproveitar as mais recentes novidades do sistema.
Mas parece que o Google já está tentando melhorar e diminuir esse problema como podemos ver em “Extensões Android pode ser um novo método do Google manter os aparelhos atualizados sem a fabricante”.
Tudo o que o usuário precisa aprender para ter o sistema na maioria das vezes atualizado é como instalar uma ROM alternativa como a CyanogenMod, ela é um dos recursos mais usados para quem não quer comprar um novo smartphone e quer ter os mais recentes recursos que são disponibilizados na última versão do Android.