Desenvolvedores conseguiram portar o Android P Beta 3 para telefones com processadores Snapdragon, isso só foi possível graças ao Projeto Treble.
O novo sistema Android está quase pronto, até mesmo a Huawei pode ter revelado o nome do Android P, mas ainda falta alguns dias para o lançamento oficial da nova versão.
No momento apenas alguns telefones podem rodar o Android P Beta de forma oficial, mas claro que os desenvolvedores estão tentando e até conseguindo mudar essa situação.
Tudo começou pelo Moto Z que recebeu o port do Android P, agora esse mesmo port foi melhorado e está funcionando em alguns dispositivos.
Quando o Android O (Oreo) foi revelado, uma das maiores surpresas foi o Projeto Treble, que chegou para acelerar as atualizações, tudo é divido, temos a partição do sistema, dos drives e da fabricante, por isso, tudo é mais simples e rápido na hora de atualizar ou manter os aparelhos atualizados.
Além de melhorar as atualizações, o Projeto Treble trouxe muitas melhorias para as ROMs personalizadas, já que ele exige que exista uma GSI (Imagem Genérica do Sistema) exatamente essa novidade que permite fazer coisas totalmente novas e de forma mais simples, algo bem explicito com esse port do sistema.
Então graças ao Projeto Treble alguns aparelhos já podem ter o Android P Beta 3, claro que como todo port e todos os sistema em fase de teste, ele não está funcionando perfeitamente.
O primeiro passo é que os usuários irão precisar de uma ROM sem suporte para o Projeto Treble, o VoLTE não está funcionando em nenhum aparelho e depende do modelo, será necessário fazer alguns procedimentos extra para tudo funcionar, por exemplo, o OnePlus 5 e OnePlus 5T não podem ter a criptografia ativa, então você tem que descriptografar antes de instalar o port.
Essa é a lista dos aparelhos suportados por esse port até o momento:
- Lenovo P2 (kunato)
- Lenovo Zuk Z2 Plus (z2_plus)
- LG V30 (h930)
- Motorola Moto G5 (cedric)
- OnePlus 5 (cheeseburger)
- OnePlus 5T (dumpling)
- Samsung Galaxy S9+ (Exynos) (starlte2) – instável no momento
- Xiaomi Mi 5 (gemini)
- Xiaomi Mi 6 (sagit)
- Xiaomi Redmi 3s/3x/Prime (land)
- Xiaomi Redmi 4 Prime (markw)
- Xiaomi Redmi 4A (rolex)
- Xiaomi Redmi 4x (santoni)
- Xiaomi Redmi 5 Plus (vince)
- Xiaomi Redmi Note 4 (mido)
- Xiaomi Redmi Note 5 Pro (whyred).
Você pode conferir maiores informações, procedimentos e dicas de como instalar o Android P Beta 3 nos aparelhos da lista ao visitar o site XDA.