Parece que o Google trabalha para que o Android tenha tela dividida para apps lado a lado nos dispositivos dobráveis.
A mudanças será um grande diferencial para quem possui os modelos Fold, que se abrem e podem ser utilizados como tablet.
Atualmente os aplicativos dividem a tela um sobre o outro, o que claramente é péssimo para esse tipo de aparelho.
Apps poderão ficar lado a lado em tela dividida
Já ensinamos como ativar a tela dividida para usar mais de um aplicativo ao mesmo tempo, o que deixa um na parte superior e outro na inferior.
Esse método é excelente para os telefones, que possuem uma tela perfeita para essa divisão, mas no caso dos dispositivos dobráveis, como o próprio Google Pixel Fold, esse é um grande problema.
Nos dobráveis os aplicativos ficam muito largos, o que claramente é péssimo para a experiência de uso, não permitindo aproveitar as aplicações com grande usabilidade.
Mas agora foi descoberto que o Google está trabalhando para otimizar essa função para os dispositivos flexíveis.
A intenção é fazer com que os aplicativos abram lado a lado, como se estivesse utilizando dois telefones ao mesmo tempo, o que claro, permitirá fazer a utilização correta e mais eficiente nos aparelhos quando estiverem usando a grande tela interna.
Ao que tudo indica, a novidade pode estrear com o próximo Pixel Fold, que seria o modelo para apresentar a inovação para todos, mas possivelmente poderá fazer parte do sistema Android 15.
Ainda no mesmo setor, o Android 15 Beta 2 trouxe a capacidade de salvar dois apps para abrirem juntos com um toque, o que será de grande utilidade para quem tem uma combinação de aplicações que sempre usa.
Lembrando que esse problema dos apps nos dispositivos dobráveis não afeta os aparelhos de fabricantes, que adicionaram o recurso e permitem aproveitar as aplicações de uma forma mais acessível, inclusive abrindo mais que dois apps ao mesmo tempo.
Fonte: Androidauthority