Pular para o conteúdo

Android pode receber abertura de apps em janelas flutuantes com bolhas

Android apps em bolhas

Nos testes mais recentes do Android 15, foi descoberto que o sistema poderá receber abertura de apps em janelas flutuantes com bolhas.

Essa mudança será de grande ajuda para a multitarefa, principalmente em aparelhos dobráveis e tablets, que possuem grande tela.

A melhoria é interessante por já abrir a aplicação dessa forma, sem precisar fazer nada a mais para isso e permitir facilmente alternar entre elas.

Tablets, dispositivos dobráveis e com grande tela terão melhor multitarefa

O Google liberou o modo desktop para o Android 15 em fase de teste, mas já está desenvolvendo novas formas de aprimorar a experiência do usuário em geral.

Android apps em bolhas

A mais recente descoberta é a abertura de aplicativos em janelas flutuantes com bolhas, algo que irá melhor a multitarefa em aparelhos de tela grande como tablets e aparelhos dobráveis.

As bolhas flutuantes já fazem parte do Android, estrearam no Android 11 e permite o uso em notificações de mensagens, permitindo fazer a troca de conversas de maneira simples e rápida.

Agora a empresa está utilizando esse mesmo recurso, mas para os aplicativos, o que claro, irá trazer vários benefícios.

Android apps em bolhas

No Android 15 QPR1 Beta 2 foi descoberto o recurso bolhas para apps, ele aparece ao segurar o dedo sobre um ícone de aplicativo, uma vez ativado, a aplicação é aberta em janela flutuante.

O mais interessante, é que essa janela pode ser minimizada a qualquer momento, quando isso é feito, fica apenas uma bolha na parte inferior direita da tela, que em um toque permite reabrir.

Mas como é uma função focada em multitarefa, ao abrir mais aplicativos e minimizar, eles terão seus ícones mostrados em um pequeno dock, permitindo alternar entre eles a qualquer momento.

Android apps em bolhas

Depois de que dois ou mais apps não minimizados, irá aparecer um botão de “+”, que tem a função de abrir um novo aplicativo em janela flutuante.

Se tudo sair como esperado, a novidade poderá estrear no Android 16, mas não se sabe se a função é exclusiva para os Pixel ou se chegará para todos.

Fonte: Androidauthority

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *