O Google está pensando em liberar o Android Q mais cedo e para mais aparelhos no ano que vem.
Novidade foi relatada pelo pessoal do XDA, que afirmou que a GSI do próximo Android pode ser liberada antes da chegada do próprio Android Q ao AOSP.
Graças a Projeto Treble (Project Treble) os aparelhos com Android 8 ou superior de fabricantes possuem esse recurso ativado, ele permite que atualizações cheguem de forma mais rápida para os consumidores.
Para que o Projeto Treble funcione corretamente é necessário que as fabricantes tragam uma GSI (Generic System Imagem) que nada mais é que o próprio sistema puro sem qualquer modificação.
Isso significa que o sistema chega com uma versão do Android disponível no AOSP (Projeto de Código Aberto do Android), essa imagem do sistema tem apenas o necessário e não tem nenhuma espécie de modificação.
Atualmente a GSI é utilizada apenas para comprovar se a fabricante está seguindo as regras do Projeto Treble, mas o Google quer trazer mais utilidade para essa imagem do sistema, assim disponibilizando novidades para os usuários e desenvolvedores.
Na Android Dev Summit, evento revelou que o Android agora é compatível com telefones com tela flexível, nesse mesmo dia também foi revelado que a GSI pode ser mais importante para o Android Q.
A intenção do Google é tornar a GSI mais acessível para um publico em geral, então a ideia é disponibilizar a imagem do sistema diretamente no AOSP, dessa forma ela pode ser utiliza em milhares de aparelhos, assim os consumidores podem aproveitar a nova versão do sistema diretamente em seu aparelho que já possui suporte para o Projeto Treble.
Se o Google realmente conseguir fazer o que está falando, o Android Q estaria disponível para teste através da GSI para milhares de aparelhos bem mais cedo do que os testes oficiais do novo sistema.
Dessa forma os consumidores e até desenvolvedores podem utilizar a GSI do Android Q para rodar o sistema no seu aparelho atual e testar as novidades e seus aplicativos em um dispositivo real, o que é melhor do que utilizar os emuladores de Android.
Claro que para instalar uma GSI é um processo complicado, ainda mais se o seu telefone não tem suporte oficial para o Projeto Treble e se você não entende muito de modificações no Android.
Mas curiosamente o Google revela que estão trabalhando em uma maneira para que a GSI funcione sem precisar realmente enviar a GSI para o aparelho, mas ainda não existem detalhes de como isso funciona.
Se realmente a GSI for liberada para todos no AOSP, o Projeto Treble vai se mostrar o mais efetivo recursos de atualizações lançado até hoje para o sistema Android, ele permite que as fabricantes tragam atualizações mais rápidas, permite que ROMs também utilizem esse recurso e no futuro pode ser a chave para trazer as novas versões do sistema para os usuários testarem ou até para manter os aparelhos atualizados.
Via: XDA
Seria ótimo que o Teble saísse do papel e realmente começasse a funcionar.
A ideia é ótima o problema é que ainda não foi posta em ação