Recurso do Android Q permitirá três apps funcionando ao mesmo tempo e sem pausa, novidade que é excelente para usuários que adoram a multitarefa.
Dias atrás aconteceu a Android Dev Summit, evento do Google para os desenvolvedores, nele foi revelado que o Android agora suporta telefones com tela flexível, aparelhos que devem ser o grande destaque de 2019. A Samsung no mesmo evento falou um pouco do dispositivo flexível que está produzindo, inclusive o Google ajudou na criação do sistema para o aparelho.
Samsung ao revelar o Infinity Flex Display, que irá equipar o telefone flexível falou que a tela do aparelho irá suportar três aplicativos de uma só vez, serão 50% da tela para um aplicativo e mais 25% e 25% para outros dois apps, algo bem interessante para quem utiliza muito a multitarefa no telefone.
A multitarefa foi o grande destaque do Android 7 Nougat, ele foi o primeiro que permitiu dois apps ao mesmo tempo na tela, logo depois no Android Oreo recebemos o Picture-in-Picture que chamou a atenção por trazer uma janela pequena para manter seus vídeos funcionando, no Android 9 Pie o Google trouxe melhorias para os dois recursos, mas o Android Q promete ser ainda mais eficiente.
Se fosse reparar, quando está utilizando dois apps no seu aparelho, apenas um app realmente está liberado para o uso, isso é o modo pausa, tanto que para mexer no outro app é preciso dar um toque nele para o Android reconhecer que você quer fazer alguma interação.
Com o Android Q as coisas irão mudar, como ele chegará ainda mais otimizado para as telas flexíveis, o sistema terá a capacidade de multi-resume, ou seja, de utilizar até 3 apps ao mesmo tempo em telas dobráveis e de dois apps nos aparelhos tradicionais.
A grande novidade é que o multi-resume permite que o Android Q tenha três apps funcionando ao mesmo tempo e sem pausa em telefones flexíveis e dois aplicativos em telefones com tela normal, os apps irão funcionar ao mesmo tempo e sem qualquer pausa, então rapidamente você poderá utilizar as aplicações de forma instantânea.
O legal é que o Android Q também irá trazer como obrigatório o funcionamento dos aplicativos nesse modo multi-resume, os aplicativos das fabricantes como os de desenvolvedores terão que se adaptar para funcionarem corretamente com o novo recurso.
O multi-resume se mostra muito importante nesse momento do Android, ainda mais agora que já temos o Royole Flexipai, primeiro telefone flexível do mundo e muitos outros irão dispositivos chegarão em 2019, mas o legal é que o recurso mesmo com dois apps em tela tradicional será muito eficiente para quem utiliza muito a multitarefa do sistema Android.
Se o Google conseguir trazer o Android Q mais cedo para testes, poderemos em poucos meses conferir o recurso funcionando e descobrir todas as suas vantagens.
Via: XDA