Sistema Android começa a pedir para usuários atualizarem aplicativos que apresentem problemas, o que pode resolver em algumas situações.
O Android está em diversos aparelhos e contam com muitos aplicativos e games, que muitas vezes, podem não funcionar como desejado.
Para essas ocasiões, o Android começa a pedir para que uma nova versão da aplicação seja instalada na tentativa de resolver o problema.
Android começa a solicitar atualizar apps quando apresentam problemas
Em novembro do ano passado, descobrimos que a loja Google Play Store iria pedir para atualizar apps que apresentem problemas.
Agora o Google revelou que o sistema Android já colocou a novidade para funcionar, o que deve ajudar muitos usuários que tenham algum tipo de problema ou bug ao utilizar um app ou game.
Com o recurso em ação, toda vez que uma aplicação apresentar um problema e ser fechada, se existir uma nova versão do app, o sistema irá pedir para o usuário atualizar o aplicativo através da loja Google Play Store.
Na notificação, além do tamanho da atualização (download necessário), o usuário será avisado que o aplicativo ou jogo parou de funcionar e que uma atualização está disponível e pode resolver o problema, mas nem sempre pode resolver a falha.
O usuário contará com duas opções, a de “não, obrigado”, que não irá fazer nada e manterá a aplicação em seu estado atual, e a de “atualizar”, que irá baixar e instalar uma nova versão disponível do app ou game.
Para os desenvolvedores, a solução é bem interessante, permitindo descobrir rapidamente o que está causando falhas e quando liberar uma atualização, ela será indicada para quem está com bug.
Para o usuário, é uma nova maneira de saber se a aplicação problemática está apresentando problemas por ser mais antiga, algo que se resolverá apenas com a instalação da atualização mais recente, se a falha foi corrigida, o app irá funcionar corretamente, mas se o problema for outro, é preciso entrar em contato com o desenvolvedor.
A novidade é automática e não exige nenhuma ação do usuário ou do desenvolvedor, a disponibilidade é para aparelhos com o Android 7.0 ou superior, e como a notificação é da própria loja Google Play Store, a aplicação não precisa de nenhum tipo de modificação.
Fonte: Android Developers