Grandes atualizações do Android TV devem ser liberadas a cada dois anos, algo que atualmente já estava acontecendo.
Mas curiosamente, o Google ainda não confirma essa estratégia, que já é algo claro para todos.
Anteriormente, a alteração no cronograma possivelmente tinha sido avisada para as fabricantes, mas não é algo confirmado.
Google já estava fazendo isso
Na conferência das fabricantes de TV com Android TV (Google TV) que aconteceu no começo do ano, o Google já tinha relevado a alteração para essas empresas, mas nada foi dito para a imprensa oficialmente.
Agora um novo rumor indica que Android TV receberá uma grande atualização a cada dois anos, algo que na prática, já está acontecendo.
Em 2022, o Android 13 TV foi lançado, mas curiosamente, nenhum aparelho foi visto com o sistema. A maioria dos televisores são equipado com o Android 12 TV no momento.
Agora com o Android 14 TV sendo oficializado, os boatos falaram que o Google avisou para as fabricantes que o sistema receberá apenas grandes atualizações a cada dois anos.
Isso significa que a próxima grande atualização deve ser o Android 16 TV, que deve ser apresentada no próximo ano, lembrando que o Android será lançado mais cedo, o que também deve afetar as versões para televisores.
Com um ciclo maior de tempo entre as atualizações, as fabricantes e os usuários não devem ficar muito preocupados, já que os televisores são algo bem diferente dos telefones, que normalmente possuem dados privados e que precisam de segurança sempre atual.
Além disso, mesmo com a demora maior, novos recursos podem ser liberados para todos, o que ainda é algo excelente e que irá melhorar a experiência em geral. Outro detalhe é que muitas das funções utilizam apps, então eles também podem ser facilmente atualizados para trazer inovações quando preciso.
Agora é preciso esperar para saber como irá funcionar as grandes atualizações para Android TV sendo liberadas a cada dois anos.
Lembrando que o Google mudou os requisitos mínimos para Android TV, que agora exige 1GB de RAM, e no caso do Google TV, agora são 2GB de RAM.
Fonte: Androidauthority