O novo Android XR conta com navegação por gestos, que tem três botões, além disso, mostra os apps em diferentes modos.
Parecido com os celulares antigos, os tradicionais três botões do sistema estarão disponíveis para fácil uso.
As aplicações serão mostradas de até três formas diferentes, o que permitirá aproveitar cada um da melhor maneira possível.
Navegação por gestos é familiar
Os três botões virtuais do Android, é a navegação por gestos do Android XR, por isso, é bem familiar para todos.

Esse recurso pode ser acessado a qualquer momento, e claro, traz os botões de voltar (triângulo), voltar para a início (círculo) e o aplicativos recentes (quadrado).
Claro que essa navegação é excelente, ela permite ter rápido controle sobre as aplicações, sem precisar fazer muitos movimentos com a mão, deixando tudo mais eficiente.
Por padrão, o sistema XR do Android tem suporte para rastreamento de olhos e de mãos, Gemini para uso com a voz, mas permite utilizar controle, mouse, teclado e outros.
Aplicações podem abrir de três formas

Chamado Home Space, esse modo é o utilizado para usar vários aplicativos ao mesmo tempo, ele é perfeito para multitarefa, e para as pessoas que gostam de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
Já com o Full Space, o espaço será ocupado por uma única aplicação, que ficará centralizada.

Os desenvolvedores podem utilizar o Full Space em seus aplicativos ou apenas em alguns recursos da aplicação, quando isso é feito, os outros apps são minimizados.
Algo importante, é que existe o modo Spatial UI, que um aplicativo pode se dividir em partes na tela, um exemplo é o Google Meet, que deixa a vídeo chamada no centro e as mensagens em uma tela menor ao lado.

Google recomenda que os aplicativos tenham FOV horizontal de 41 graus e fiquem localizado no centro da tela, assim o sistema conseguirá fazer ajustes para que a interface fique de bom tamanho, isso com base no campo de visão do usuário.
Fonte: 9to5google
Deixe um comentário