O Google anunciou o Android XR, que é o sistema dedicado para óculos de realidade mista.
Novo SO chega para tampar um buraco que o Android padrão não conseguiria tampar, já que não tem capacidade para ser utilizado para esse uso em geral.
Inovação permite o uso de realidade virtual e aumentada, mas também faz grande uso da inteligência artificial.
Plataforma é anunciada para explorar, conectar e crias novas maneiras de uso
Headsets e óculos poderão utilizar o Android XR, sistema dedicado para esses acessórios e que traz realidade mista e IA para uma experiência completa.
A plataforma foi criada em parceira com a Samsung e está trazendo muitas inovações e faz grande uso de tecnologias de realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial para trazer novas e úteis formas de utilização da tecnologia.
Para os usuários, isso se traduz em total imersão em ambientes virtuais, mas ainda acompanhando o mundo real.
Claro que muitos recursos estão disponíveis, começando com o suporte para aplicativos Android, que poderão ser utilizados em janelas separadas, mas claro que apps dedicados para o sistema chegarão no próximo ano.
Google revela que muitos de seus aplicativos já foram reimaginados para os óculos. As aplicações YouTube, Google TV e Google Fotos poderão ser utilizadas em uma grande tela virtual, já o Fotos, ainda tem a capacidade de deixar as imagens normais em 3D.
Para o navegador Chrome, existe suporte para várias telas virtuais para melhorar a multitarefa. Google Maps tem visualização imersiva para mostrar o caminho, que ainda destaca pontes de referência.
No caso das pessoas mais curiosas, o destaque é o Circule para pesquisar, que com um simples gesto irá mostrar informações de qualquer item, lugares, pessoas e mais.
Sem precisar pegar o telefone, Gemini será de grande ajuda, a inteligência artificial poderá ser usada para fornecer informações úteis, mostrar traduções, direções, resumir mensagens e muitos mais.
Android XR é uma plataforma aberta e unificada para realidade mista, para os desenvolvedores, eles poderão utilizar os ARCore, Android Studio, Jetpack Compose, Unity e OpenXR para criação de aplicativos e jogos.
O primeiro dispositivo com o SO é o codinome Projeto Moohan, que está sendo projetado pela Samsung e chegará ao mercado em 2025, possivelmente com o nome de Samsung XR.
Os testes no mundo real do protótipo começarão em breve para um pequeno grupo de usuários, algo que permitirá aprimorar o sistema antes do lançamento para o público em geral.
Fonte: Blog Google