Felizmente, aparelhos mais antigos com o sistema Android poderão acessar todos os sites em 2021, algo inesperado, mas muito bem-vindo.
Por causa de certificações de segurança foi falado que aparelhos antigos do Android não iriam acessar milhões de sites.
Mas isso está mudando, já que o certificado será renovado e os aparelhos não terão problemas em acessar a internet nos próximos anos.
Em 2021 Androids mais antigos poderão acessar a internet normalmente
A empresa Let’s Encrypt, responsável por certificados de segurança para milhares de sites, revelou que o certificado em parceria com a IdenTrust será renovado no próximo ano, isso significa que não teremos mudanças na internet nos próximos anos.
Se a renovação não acontecesse, muitos aparelhos rodando um sistema Android mais antigo não teriam a capacidade de entrar em milhares de sites que contam com certificado de segurança.
Para esse momento, a renovação foi feita para até o começo de 2024, então até lá, todos os aparelhos com Android terão a capacidade de acessar normalmente os sites da internet, sem qualquer problema de acesso ou de certificado.
Androids mais antigos não iriam mais acessar milhares de sites em 2021
A Let’s Encrypt no começo de novembro desse ano revelou que um certificado ISRG Root X1 não seria mais utilizado pela empresa, o que afetaria telefones antigos com o sistema Android.
Aparelhos com o Android 7.1.1 ou mais antigos seriam os mais afetados, já que sem esse certificado em especial, os sites seriam mostrados como inseguros e em alguns casos, não seria possível acessar o site, o que também iria afetar milhares de sites no mundo todo.
Inicialmente esse problema iria começar em 11 de janeiro de 2021, mas realmente começaria a afetar os aparelhos antigos em setembro de 2021, mas agora que o certificado foi renovado, os telefones com o Android mais antigo poderão acessar todos os sites sem problemas até 2024.
Resumo
Let’s Encrypt conseguiu renovar o certificado e todos os aparelhos com o sistema Android 7.1.1 ou anterior, poderão continuar a acessar a internet até o começo de 2024.
Com essa nova informação, nada muda para quem possui aparelhos novos ou antigos, todos poderão continuar a navegar na internet normalmente pelos próximos anos, o que dá uma sobrevida principalmente para dispositivos Android mais antigos.
Via: Letsencrypt