Pular para o conteúdo

É anunciada bateria nuclear que dura 50 anos sem recarregar

Betavolt cria bateria nuclear que dura até 50 anos sem recarga ou manutenção

Finalmente uma bateria nuclear está se tornando realidade, essa novidade promete durar 50 anos sem recarga, o que é era algo impensável.

Beijing Betavolt New Energy Technology que revelou a novidade, que claro, se destaca por seu tempo total de vida, que não é afetado por outros fatores, como o clima.

Inicialmente a novidade não deve ser utilizada em smartphones, mas em aparelhos menores que precisam de energia por muito tempo.

Bateria irá durar por meio século

A empresa Betavolt revelou uma grande novidade em tecnologia, a sua bateria nuclear, a sua duração é de 50 anos, ou seja, meio século de funcionamento sem precisar de nenhum tipo de recarga ou manutenção.

Betavolt cria bateria nuclear que dura até 50 anos sem recarga ou manutenção

Para essa longa duração, é utilizado o radioativo isótopo de níquel 63 (63Ni), que aliado a um semicondutor de diamante e outros itens, conseguem realizar a tarefa de converter a energia nuclear em eletricidade.

Isso significa que o item conseguirá fornecer energia para dispositivos tradicionais, do dia a dia, ainda mais que a fabricante conseguiu miniaturizar, algo que ajudou a diminuir os custos de produção e então não deve ser algo tão caro como o esperado.

Ela conta com o tamanho de 15 x 15 x 5mm e tem uma célula de cerca de 1 centímetro cúbico (menor que uma moeda), tem potência de 100 microwatts e tensão de 3 volts.

Betavolt cria bateria nuclear que dura até 50 anos sem recarga ou manutenção

No momento, a bateria de energia atômica da empresa Betavolt está em fase experimental, a fabricação em massa pode acontecer em breve, sendo esperada uma bateria de 1 watt para o ano de 2025.

Betavolt ainda fala um pouco mais da sua bateria nuclear, destacando que ela não explode se for furada, tem geração de energia estável sem ser afetado por desgaste ou condições de operação, funcionando em -60 a 120 graus celsius, é 10x mais densa que uma bateria de lítio e não emite radiação.

Curiosamente, quando chegar ao fim da vida, o radioativo isótopo de níquel 63 (63Ni) irá se tornar um isótopo estável de cobre, o que não irá gear resíduos radioativos, além disso, Betavolt fala que o processo de reciclagem da bateria não é caro.

Betavolt cria bateria nuclear que dura até 50 anos sem recarga ou manutenção

Infelizmente, pelo seu tamanho e poder, a bateria ainda é pequena para dispositivos móveis como telefones, mas isso poderá mudar no futuro, se algo maior for criado, no momento, ao que tudo indica, ela deve ser utilizada em marca passos e outros itens hospitalares ou em produtos que consomem muito pouca energia.

Fonte: Betavolt

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *