Pular para o conteúdo

Aparelhos da Samsung possuem vulnerabilidades que permitem espionar e controlar os dispositivos

Galaxy M11

Foi descoberto que dispositivos da Samsung possuem vulnerabilidade que permitem que hackers possam espionar e controlar os aparelhos.

A descoberta já foi relatada para a empresa, que revelou que está trabalhando para corrigir os problemas e deixar os aparelhos seguros.

Como essas falhas não foram corrigidas, poucos detalhes foram revelados, mas o que foi dito, mostra que são graves e colocam os usuários em risco de segurança.

Samsung tem vulnerabilidades que permitem espionar e controlar seus aparelhos

Foram descobertos mais de uma dúzia de vulnerabilidades de vários níveis e tipos nos aparelhos da linha Galaxy da Samsung.

Galaxy A32 5G

As primeiras falhas são relacionadas com a interceptação de mensagens SMS, que permite visualizar todas as mensagens recebidas e enviadas.

Outro problema é que uma dessas falhas permite que hackers possam obter permissões para ler e escrever arquivos, o que em teoria, permite fazer qualquer modificação no aparelho do usuário.

Em outros casos, os aplicativos de terceiros conseguiram acesso ao sistema como um administrador do dispositivo, assim conseguindo controle completo do sistema e aos dados dos usuários, que não podem fazer nada e muitas vezes nem irão notar o acesso não autorizado.

Esse último em especial, é uma grande falha de segurança, tanto que ele já está corrigido e uma atualização começou a chegar aos aparelhos da Samsung em abril.

Galaxy Logo

Como as vulnerabilidades e falhas são extremamente perigosas e algumas delas ainda não foram corrigidas de forma oficial, detalhes importantes como aparelhos, aplicações e partes do sistema que foram comprometidas e nem os procedimentos foram revelados no momento.

A Samsung revela que está ciente das falhas e vulnerabilidades descobertas no momento, que já está trabalhando para corrigir cada uma delas, mas que poderá levar até dois meses para conseguir apresentar uma correção nos aparelhos afetados.

Para os usuários, não existe muito o que fazer, apenas as recomendações de sempre, manter o sistema e os aplicativos instalados sempre atualizados, baixar e instalar aplicações de lugares conhecidos e seguro, e claro, esperar que a correção seja lançada o mais rápido possível para que a falhas sejam corrigidas e que os dispositivos fiquem seguros novamente.

Lembrando que os dispositivos da Samsung lançados a partir de 2019 receberão quatro anos de atualizações de segurança, então estarão protegidos contra essas novas falhas e outras vulnerabilidades que possam surgir no futuro.

Via: Techradar

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *