A nova API Vulkan 1.2 se torna oficial e traz ferramentas para que desenvolvedores tenham mais facilidade na hora de criar jogos.
Faz um bom tempo que a API Vulkan foi integrada ao Android, a intenção é que os jogos possam utilizar esse recurso para criar jogos que consigam utilizar todo o hardware que o telefone possui, o melhor é que os jogos só consomem o poder necessário para funcionar, então no fim, temos um melhor desempenho e menor gasto de energia em comparação ao OpenGL tradicional.
Isso significa que os jogos rodam melhores e utilizando mesmo recursos do que as outras APIs mais conhecidas, tanto que a API Vulkan também está disponível para computador tamanha é a sua qualidade e seus recursos.
API Vulkan 1.2
Quando uma nova versão é lançada, podemos esperar muitas novidades, algo que também acontece com Vulkan 1.2.
Mas curiosamente, a API Vulkan em sua versão 1.2 traz melhorias para os desenvolvedores, o que deixará a utilização da mesma mais simples e eficiente.
API Vulkan 1.1 foi lançada em 2018, com dois anos de diferença, a nova versão 1.2 promete ser melhor do que nunca.
Novidades API Vulkan 1.2
A primeira novidade é que todos os hardwares que suportam Vulkan, também irão suportar a API Vulkan 1.2, ou seja, não será preciso um novo telefone, computador ou qualquer outro dispositivo mais recente para aproveitar os recursos que estão sendo inseridos.
O multithread foi melhorado, agora consegue lidar com mais solicitações e a forma de gerenciamento também foi otimizada, o que no fim permite que os desenvolvedores tenham um controle maior sobre as operações em geral.
Falando em threads, cada um deles podem sincronizar entre si, o que permite a memória formal seja sincronizada entre eles facilmente.
Os desenvolvedores ainda irão encontrar 23 novas extensões que chegam para melhorar a compatibilidade e otimizar o desenvolvimento dos jogos que utilizam a API.
Por fim, a API Vulkan também traz suporte para interação direta com itens que utilizam a realidade aumentada ou realidade virtual.
Resumo
As especificações da API Vulkan 1.2 é oficial, então os desenvolvedores já podem utilizar a novidade a partir de agora, o que pode resultar em jogos mais otimizados e que aproveitem melhor o hardware de cada dispositivo em específico.
Como podemos ver, a API Vulkan 1.2 é toda para os desenvolvedores, a tentativa é atrair mais pessoas a utilizarem a plataforma, mas no futuro a API promete trazer suporte para Ray Tracing e outras tecnologias mais atuais, o que inclui também suporte a Codec de vídeo.