Pular para o conteúdo

API Vulkan 1.3 é revelada e se torna mais consistente

API Vulkan 1.3

A API Vulkan 1.3 foi revelada de forma oficial e agora é mais consistente entre plataformas, o que é excelente para os desenvolvedores e consumidores em geral.

O Android vem suportando a API Vulkan desde 2015, então muitos jogos em dispositivos móveis aproveitam muito bem esse diferencial.

Com a intenção de tornar tudo mais fácil para os desenvolvedores, a nova versão traz melhorias e o padrão que deverá seguido em todos os aparelhos e sistemas.

API Vulkan 1.3 se torna mais consistente em todas as plataformas

Para quem não sabe, a API Vulkan está disponível em vários aparelhos diferentes, ela pode ser utilizada em dispositivos móveis, computadores e em videogame.

API Vulkan Android

Agora o nova API Vulkan 1.3 traz mais consistência entre as diversas plataformas, facilitando a vida dos desenvolvedores, que poderão trabalhar mais facilmente e conseguindo utilizar o melhor de cada um dos hardwares.

As extensões encontrada na nova versão da API foram selecionadas por muitos desenvolvedores, temos sincronização melhorada, renderização dinâmica, estado dinâmico adicional e muito mais.

Mas o grande destaque, é que todos os recursos são obrigatórios, diferente das versões anteriores, que eram opcionais, isso significa mais consistência para a API Vulkan 1.3 em qualquer plataforma em que for utilizada.

Com os recursos obrigatórios, fica mais fácil para os fornecedores de hardware aumentarem o suporte para os seus dispositivos, inclusive nos mais recente e que serão lançados em algum momento de 2022 ou no futuro.

Vulkan Logo

Para aproveitar as placas de vídeos (GPU) e a CPU mais atuais, a API Vulkan 1.3 foi criada para rodar em hardware que possui suporte para OpenGL ES 3.1, então muitos aparelhos mais antigos e mais recentes, irão fazer um bom aproveitamento da novidade.

Além dos recursos obrigatórios, temos muitas novidades nos requisitos mínimos de hardware, que chegam para manter tudo funcionando nos aparelhos suportados.

Agora chegamos nos perfis Vulkan, que chegam para mostrar com precisão o que o aparelho suporta fazer, isso se traduz em uma maneira de conferir de forma rápida os formatos suportados, funcionalidade e os recursos de cada modelo.

O Google lançou o Android Baseline 2021 Profile, ele inclui muito aparelhos com o sistema Android, até mesmo os que não são suportados oficialmente pelas fabricantes.

Essas duas ultimas novidades chegam para agilizar o desenvolvimento e a implantação de aplicativos em muitas plataformas diferentes, se destacando ainda mais em portáteis.

API Vulkan foi criada para ser mais eficiente e gastar menos energia

Android Logo Vulkan

Para quem ainda não conhece, a API gráfica Vulkan foi criada para ser uma alternativa mais eficiente e gastar menos energia em comparação com OpenGL.

A novidade chegou de forma oficial no Android 7.0 Nougat, o que permitiu que os primeiros jogos suportados fossem lançados para a plataforma.

Ainda bem no começo, a surpresa foi boa para os jogadores, um grande exemplo, o jogo Vainglory apresentou uma melhoria de até 30% no desempenho por causa da API Vulkan, o que resultou em gráficos melhores, maior taxa de quadros e menor consumo da bateria.

Atualmente, muitos jogos utilizam a API Vulkan tanto nos consoles, como no computador e em dispositivos móveis, então muitas pessoas podem aproveitar todas as melhorias que ela traz.

Via: Khronos

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *