Google revelou algumas mudanças que a loja Google Play irá exigir, a intenção é deixar as aplicações mais informativas e menos enganosas para os usuários em geral.
As novas alterações e as futuras possuem a intenção de melhorar a identificação dos apps e games, deixando cada um deles reconhecíveis de forma única.
Por outro lado, essas mudanças também chegam para diminuir a enganação dos desenvolvedores, assim os usuários terão maior chance de saber do que se trata a aplicação antes mesmo de realizar o download.
Novas diretrizes da loja Google Play para segundo semestre de 2021
As primeiras alterações acontecerão nas diretrizes de visualização de lista da loja, então gráficos, capturas de tela, descrições e vídeos precisam ser revistos para que fiquem em conformidade com o que o Google quer.
A empresa revela que os desenvolvedores terão que se rever suas aplicações e focar nesses quatro pontos:
- Os ativos de visualização representam com precisão o aplicativo ou o jogo?
- Os ativos de visualização fornecem informações suficientes para ajudar os usuários a decidir se instalam?
- Os ativos de visualização estão livres de clichê como “grátis” ou “melhor” e, em vez disso, se concentram em fornecer informações significativas sobre os aspectos únicos do seu aplicativo ou jogo?
- Os ativos de visualização são localizados corretamente e fáceis de ler?
Todas essas novas diretrizes terão que ser seguidas no segundo semestre de 2021, as aplicações que não seguirem essas normas, não serão legíveis para participar de promoções e/ou serem mostradas como principais recomendações na loja Google Play.
Google Play terá novas regras para deixar apps e games mais informativo e menos enganosos
Como forma de pré-informar os desenvolvedores, o Google revelou as suas próximas mudanças para a loja Google Play, que serão ativadas no futuro, sem uma data especifica nesse momento.
- Essas novas regras indicam que as aplicações precisam ter um título que não tenha mais do que 30 caracteres, o que irá facilitar a identificação do app.
- São proibido palavras-chave que indiquem desempenho ou promoções, o mesmo vale para ícones, títulos e o próprio nome do desenvolvedor.
- A última alteração é nos gráficos, que não podem ser enganosos no ícone.
Isso significa que os desenvolvedores não podem ter elementos que indique que ele é o melhor app, nem mostrar o seu ranking, que indique que está em promoção, palavras em caixa alta, palavras de incentivos e nem será aceito o uso de emojis.
O Google dedicou uma página inteira para mostrar o que os desenvolvedores podem ou não fazer com as novas mudanças, confira todos os detalhes no site Android Developers (em inglês)