O aplicativo Brightest Lanterna rouba dados dos seus usuários sem o conhecimento do mesmo, o aplicativo serve para deixar o aparelho funcionando igual a uma lanterna.
Ninguém suspeitava do aplicativo Brightest Lanterna já que o mesmo só tem a iniciativa de torna seu dispositivo uma fonte luz quando você precisar, mas o aplicativo roubava informações dos mais de 50 milhões de usuários que tem o aplicativo instalado.
O aplicativo foi denunciado para a FTC que é uma comissão federal, então essa comissão foi atrás da desenvolvedora GoldenShores Technologies que fez o aplicativo Brightest Lanterna para que ela possa dar mais explicações.
Segundo a GoldenShores Technologies as informações são usadas e enviadas para empresas local de terceiros, as informações incluem o rastreamento do dispositivo e até a identificação única do aparelho o IMEI. A FTC já condenou a desenvolvedora a apagar todos os dados captados pelo aplicativo até o momento, agora o aplicativo tem que mostrar ao usuário que dados estão sendo usados e se o mesmo autoriza o aplicativo a recolher esses dados.
O maior problema no momento é que o aplicativo não informava de forma alguma que ele estava recolhendo dados e nem que tipo de dados estavam sendo utilizados, se você não avisa ao usuários que seus aplicativos estão coletando dados então você está roubando dados.
Se um simples aplicativo de lanterna conseguiu juntar informações de mais de 50 milhões de usuários sem ser descoberto por um bom tempo, imagine um aplicativo com esse propósito de roubar dados na Google Play o tanto de usuário que não seria afetado.
Hoje em dia até mesmo aplicativos confiáveis não são tão seguros e corretos como imaginávamos, por isso a dica é só instale o que precisar e aplicativos/jogos que são muito conhecido, mas saiba que mesmo assim alguns deles podem não ser 100% corretos.
Via: The Verge