Foi descoberto que a aplicação Showcase equipa vários aparelhos Pixel do Google, mas tem falha de segurança, então será removido dos dispositivos.
O aplicativo vem pré-carregado no sistema Android nos Pixel, mas felizmente não é ativado por padrão.
Mesmo assim, para garantir a segurança dos consumidores, ele será removido em uma atualização do sistema.
É muito importante atualizar para se manter seguro
Muitos telefones da linha Google Pixel possuem o aplicativo Showcase, que foi descoberto ter uma falha de segurança, mas que será removido em uma atualização para os dispositivos.
Essa aplicação é pré-instalada nos aparelhos do Google, ela foi desenvolvida para a operadora Verizon iniciar os dispositivos no modo varejo, modo que mostra recursos e imagens na tela para chamar a atenção dos consumidores.
O aplicativo tem privilégios avançados do sistema, claro que também inclui a capacidade de instalar aplicativos e executar códigos de forma remota, e o pior, utiliza conexão HTTP sem criptografia, o que em tese permite a interceptação.
Com a capacidade de instalar apps, executar códigos e não ter criptografia, a aplicação é considerada perigosa, mesmo que seja desativada por padrão, e exija acesso físico e uma senha para ser ativada.
O Google diz que está ciente do problema da aplicação Showcase em seus dispositivos, a linha Pixel 9 não chegará com o software.
No caso dos modelos mais antigos, uma nova atualização chegará para remover o app, assim fechando essa possível falha de segurança.
Curiosamente, a empresa (Google) fala que nem ela e nem a Verizon estão utilizando mais o aplicativo, e que nem que existe evidência que sua vulnerabilidade foi de alguma forma explorada.
A informação da vulnerabilidade foi revelada para o Google em maio, mas até o momento, a empresa não mostrou uma resposta efetiva para corrigir a segurança, apenas a remoção nos Pixel 9 e a promessa de remoção em outros aparelhos no futuro.
No momento, não se sabe quando a remoção acontecerá, mas é esperado que seja no próximo patch de segurança, o de setembro de 2024, mas é preciso esperar a liberação para saber se realmente isso acontecerá.
De qualquer forma, se possui um Pixel ou qualquer aparelho Android, sempre mantenha os aplicativos e o sistema atualizado para aumentar a segurança.
Fonte: Wired