O Android 15 deve chegar com a capacidade de colocar aplicativos em quarentena, o que poderá aumentar a segurança do sistema.
Inovação chegará como uma forma de desativar e isolar as aplicações que podem ser perigosas em todos os sentidos.
Claro que essa será mais uma ferramenta que aumentará a segurança, que junto com outras, deixará o sistema menos vulnerável a ameaças.
Quarentena para aplicativos deve chegar com Android 15
A cada nova versão do Android, o Google traz melhorias para aprimorar a segurança, tanto do sistema como das aplicações e claro, dos usuários.
Agora foi descoberto uma nova permissão, Quarantine_apps, que só pode ser utilizada e gerenciada pelo Google Play Protect.
Para quem não sabe, o Google Play Protect é o recurso de segurança do Android para buscar ameaças nos dispositivos, anteriormente era apenas para a loja Google Play Store, mas evoluiu e hoje em dia consegue verificar todas as aplicações instaladas, até mesmo APKs.
Com a nova permissão, a ferramenta conseguirá verificar as aplicações, e as que estiverem infectadas ou forem um risco, poderão ser enviadas para a quarentena.
Quem possui um computador com Windows, já sabe como funciona a quarentena, o item é colocado de forma isolada do sistema, não permitindo o uso e sua interação com outros softwares.
No Android, a funcionalidade da quarentena será bem parecida com a suspensão dos aplicativos, ou seja, a aplicação é completamente desativada, não permitindo que os usuários façam a utilização e nem que o app realize qualquer tipo de ação, ou seja, ele fica isolado e não consegue causar nenhum tipo de dano.
A primeira vez que a permissão para colocar os aplicativos em quarentena apareceu, foi no Android 14 QPR2 Beta 1, versão de teste de novembro, mas é esperado que a novidade esteja disponível no Android 15 em seu lançamento.
No momento, o Android 15 está em Beta 1, que traz muitas inovações e melhorias em muitos setores, apesar de ter um planejamento detalhado, ainda não se sabe quando o sistema será lançado oficialmente.
Fonte: Androidauthority