Android 11 em sua mais recente versão de teste conta com recurso que revoga permissões de aplicativos que não estão sendo muito utilizados.
O Google na semana passada lançou o Android 11 Preview 3, versão de teste que trouxe muitas novidades para os desenvolvedores de aplicação.
Agora foi descoberto que o sistema também conta com algumas melhorias nas permissões de aplicativos, o que se ativado no futuro, pode ser interessante.
Android 11 pode revogar permissões dos aplicativos não utilizados
O pessoal do site Androidpolice descobriu que o Android 11 Preview 3 conta com um recurso que o Google não tinha revelado até o momento.
O sistema possui uma função que irá revogar as opções dos aplicativos que não estão sendo muito utilizado pelos usuários, assim aumentando a segurança do telefone e do próprio usuário.
Essa função destaca que para proteger seus dados, as permissões dos aplicativos que você não usa por meses serão removidas automaticamente.
Essa nova opção está localizada na parte inferior da página de permissão do aplicativo, algo que é encontrado indo em “Configurações”, “Aplicativos e notificações”, selecione a aplicação que você quer e depois “Permissões”.
Esse recurso aparentemente vem desativado por padrão para todos, até mesmo novos aplicativos instalados não ativam essa opção, mostrando que possivelmente tudo ainda não está funcionando como deveria.
Para o usuário comum, se no futuro o recurso for ativado, isso indica uma maior segurança, já que os aplicativos que você instalou e dificilmente usa, não terão acesso os seus dados ou outras informações, e se precisar utilizar novamente o app, basta dar mais uma vez a permissão que você precisa para usar o mesmo normalmente.
Resumo
O Android 1 Preview 3 traz um recurso muito importante para a segurança, remover as permissões de aplicativos que não são usados há muito tempo é uma maneira de deixar os dados dos usuários seguros em muitas situações diferentes.
Inicialmente esse recurso não parece realmente ativo, mas isso pode mudar até o lançamento oficial do sistema Android 11.
Via: Androidpolice