Pular para o conteúdo

Aplicativos que permitiam vigiar as pessoas foram removidos da loja

Espião

Google removeu da loja Google Play sete aplicativos que permitia vigiar as pessoas sem que elas soubessem.

Ao longo do tempo o Google foi trazendo novas regras para os aplicativos da loja Google Play, a intenção sempre é a mesma, que os apps tenham mais transparência e funcionem corretamente.

Quando um aplicativo é encontrado e não segue essas regras, ele é removido da loja Google Play, algo que aconteceu com sete aplicativos que foram retirados por infringir as regras da loja do Android.

Curiosamente os setes aplicativos eram de um mesmo desenvolvedor russo, todos seguiam praticamente a mesma formula, a de permitir o rastreamento e acesso a dados pessoais sem o consentimento do outro usuário.

Apps de espionagem removidos da loja Google Play

Logicamente que alguns deles era dedicado para monitorar as crianças, então esse tipo de pratica pode até mesmo ser aceitável, mas a maioria tinha outras intenções, então a vítima nem sabia o que estava acontecendo.

No total são esses setes aplicativos que foram removidos:

  • Track Employees Check Work Phone Online Spy Free
  • Spy Kids Tracker
  • Phone Cell Tracker
  • Mobile Tracking
  • Spy Tracker
  • SMS Tracker
  • Employee Work Spy

O que chama a atenção é que dois deles forma feitos especialmente para espionar funcionários, algo que logicamente é muito errado.

Todos os aplicativos foram baixados cerca de 130 mil vezes, os mais baixados foram os Spy Tracker e SMS Tracker.

Os aplicativos para não serem descobertos, se escondia no smartphone e não mostrava nem o ícone, assim a vítima nunca iria descobrir que estava sendo monitorada.

Depois de escondido, os aplicativos coletavam localização, contatos, registro das ligações e mensagens de texto que a vítima enviava.

A descoberta dos aplicativos foi feita pela Avast, empresa de antivírus, que soltou um relatório revelando os aplicativos e seu uso, assim o Google soube do que estava acontecendo e removeu os aplicativos por não seguir as regras da loja Google Play.

Apps de espionagem removidos da loja Google Play

A Avast deu mais detalhes sobre os aplicativos descobertos:

“Esses aplicativos são altamente antiéticos e problemáticos para a privacidade das pessoas e não devem estar na Google Play Store porque promovem a conduta criminosa; Empregadores, stalkers e parceiros intrusos podem abusar deles para espionar suas vítimas. Alguns desses aplicativos são apresentados como aplicativos de controle dos pais, mas suas descrições mostram uma imagem diferente, dizendo aos usuários que o aplicativo pode permitir que “mantenham um olho nos infiéis”.

Felizmente nos sete aplicativos que foram removidos não foi encontrado nenhum tipo de malware, mas ainda assim muitas pessoas corriam perigo por ter seus dados importantes e até a localização sempre vigiadas pelos seus parceiros, empregadores e mais, e sem seu consentimento ou conhecimento sobre o que estava acontecendo.

Via: Avast

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *