Pular para o conteúdo

Aplicativos Task Killer não terão mais utilidade no Android 14

Android 14 Logo

Os aplicativos Task Killer (matadores de tarefas) não poderão mais finalizar outros apps no Android 14, essa mudança chega para melhorar o sistema e não permite promessas falsas por parte dos desenvolvedores.

Os matadores de tarefas (Task Killer) existem há muito tempo, eles prometem melhorar o desempenho do sistema Android, para isso, ele mata os processos e libera memória.

Para quem conhece um pouco do Android, sabe que os Task Killer (matadores de tarefas) fazem mais mal do que bem para o sistema, então eles serão inutilizados no Android 14.

Android 14 não permite que os Task Killer (matadores de tarefas) funcionem

Antigamente com os telefones com pouca memória RAM e ficando lento em muito pouco tempo, os Task Killer, que são conhecidos como matadores de tarefas, eram bem utilizados.

Aplicativos matadores de tarefas (Task Killer) prometem melhorar o desempenho do seu Android em alguns segundos, para isso, eles vão fechando os aplicativos abertos e matando os processos de fundo, o que libera a RAM.

Mas o Android 14 não permitirá que os Task Killer (matadores de tarefas) funcionem, já que os aplicativos não podem mais acessar a API que permite esse tipo de ação, então apenas o sistema que vai se manter com essa capacidade.

A partir do Android 14, os aplicativos terão a capacidade de matar todos os processos em segundo plano apenas dos itens que ele mesmo criou, os processos de outros aplicativos não poderão ser fechados, apenas pelo próprio sistema.

O Google detalha melhor a mudanças, confira:

“Os aplicativos não devem usar a API killBackgroundProcesses ou tentar influenciar o ciclo de vida do processo de outros aplicativos, mesmo em versões mais antigas do sistema operacional. O Android foi projetado para manter os aplicativos armazenados em cache em segundo plano e matá-los automaticamente quando o sistema precisar de memória. Se o seu aplicativo matar outros aplicativos desnecessariamente, ele poderá reduzir o desempenho do sistema e aumentar o consumo de bateria, exigindo reinicializações completas desses aplicativos mais tarde, o que consome significativamente mais recursos do que retomar um aplicativo armazenado em cache existente.”

Essa mudança não está chegando à toa, como falamos, os matadores de tarefas (Task Killer) realmente liberam RAM, mas o problema é que ao fechar os aplicativos, quando o usuário for utilizar o app novamente, irá consumir mais recursos, já que será necessário abrir o app por completo e claro, que essa tarefa vai aumentar o consumo de recurso e da bateria, o que não é benéfico para os usuários.

O Android, não apenas a versão 14, conta com um gerenciador de tarefas bem eficiente, ele fica de olho no consumo de RAM, deixando mais apps prontos para serem abertos (deixando a abertura mais rápida) e quando é preciso, ele fecha os aplicativos que não estão sendo utilizados há muito tempo, então libera RAM para uso da próxima aplicação.

Como devemos lembrar, ao contrário do que muitos pensam, a utilização da RAM é benéfica, mais está sendo utilizada (cheia) melhor, já que significa que o sistema está deixando muitos apps em segundo plano, permitindo que você alterne entre eles sem precisar que cada um seja aberto novamente.

Melhorando o desempenho do Android de verdade

Dicas para deixar o Android mais rápido

Claro que existem muitas dicas e técnicas que você pode seguir para melhorar o desempenho do sistema Android e o melhor, sem precisar de aplicativos do tipo matadores de tarefas (Task Killer).

Se o seu telefone está lento, temos 9 dicas que irão deixar o Android mais rápido, então em poucos passos, o seu telefone ou tablet deve apresentar mais desempenho.

No caso de games, indicamos as nossas 7 dicas para melhorar a performance e experiência em jogos no Android, algo que permitirá aproveitar todos os seus games favoritos da melhor forma possível.

Por fim, ainda podemos recomendar nossas 9 dicas para melhorar a duração de bateria no Android, mudanças que devem fazer aumentar o tempo que seu aparelho ficará ligado longe da tomada.

Fonte: Blog Esper.io

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *