A partir de agora, quando um aplicativo pedir para atualizar, o sistema Android permite selecionar a loja para essa ação.
Inovação é muito interessante para os usuários e também para as lojas de terceiros, que recebem mais suporte do SO.
Mudança permite que as aplicações sejam atualizadas nas lojas em que foram baixadas inicialmente.
Sistema permite escolher a loja quando app pede para atualizar
Faz um bom tempo que a loja Google Play Store e o Android recebem melhorias para suportar lojas de terceiros e para manter os apps em versões mais recentes.
Uma das novidades é que os aplicativos podem mostrar avisos que precisam ser atualizados quando os usuários acessam a aplicação.
Normalmente, quando você apertava em atualizar, você era automaticamente enviado para a loja do sistema Android, Google Play Store.
Agora esse comportamento foi alterado um pouco, o que é bem interessante para os usuários e lojas de terceiros.
No meu caso, ao entrar no Call Of Duty: Mobile, o game mostrou uma tela que uma nova versão estava disponível para ser baixada, sendo necessário fazer a instalação da versão mais recente para conseguir jogar.
Ao apertar em “Atualizar agora”, o sistema Android perguntou em qual loja eu queria utilizar para a atualização, no meu caso, tenho as lojas Play Store e Galaxy Store.
Como o jogo foi baixando na loja do Google, eu apertei para utilizar a Play Store, que me levou para a página do jogo e foi preciso apenas apertar em atualizar para fazer a atualização e conseguir aproveitar o game.
O mais curioso, é que o jogo Call of Duty: Mobile não está disponível para a Galaxy Store, loja de aplicativos para aparelhos da Samsung.
Isso significa que o próprio sistema Android apenas verifica se existem mais de uma loja instalada e quando preciso, mostrar para os usuários as opções que eles podem utilizar ao atualizar as aplicações.
O grande destaque desse recurso, é que ele permitirá que você atualize os apps apenas nas lojas em que você baixou, o que deve evitar problemas, já que lojas diferentes podem contar com versões diferentes das aplicações, resultando em falhas e outros problemas.