Não adianta, a nova guerra entre as fabricantes está sendo através de patentes e não apenas com smartphones e tablets como novo passado.
A Apple ganha da HTC e Motorola perde para a Microsoft na guerra de patentes, algo que em um futuro muito próximo pode travar um pouco as inovações das fabricantes.
Patentes atualmente é a maior guerra do momento, as fabricantes estão utilizando tudo o que é possível para retirar dinheiro uma das outras, mas também para impedir que as concorrentes possam trazer novidades para os consumidores.
A HTC perde em um processo de patente que a Apple afirmou que a fabricante estava utilizando a sua tecnologia que permite um dispositivo varrer textos em buscas de informações contextuais, por exemplo, um número de telefone, pode ser convertido para um número de ligação, assim o usuário só precisaria apertar sobre o número para adicionar na agenda ou fazer uma ligação.
Mas o problema é que essa tecnologia está embutida no próprio sistema Android, ao que tudo indica a HTC não deve nada a ver com essa patente, por isso, podemos esperar uma mudança na forma que o sistema irá realizar essa ação no futuro, isso se o Google não quiser ser processado.
Como pena, a HTC tem a proibição da venda de seus aparelhos de abril de 2012 em diante, mas a fabricante poderá importar aparelhos para substituir os que serão comercializados até 19 de dezembro de 2013.
No outro lado a Microsoft estava processando a Motorola por infringir 10 de suas patentes, mas atualmente um juiz administrativo só viu a violação real de 4 patentes, mas o processo ainda está no começo e deverá demorar muito tempo para ser resolvido de vez.
Como podemos ver, as fabricantes estão utilizando todas as suas armas para ganharem dinheiro e afastar as concorrentes do mercado.
Confira mais informações sobre o que está acontecendo em nossa “Seção Patentes”.