Utilizar a tela inteira pode ser uma obrigatoriedade para os aplicativos destinados para o Android 15.
Atualmente a tela não é utilizada por completo, já que a barra de status na maioria dos apps fica na cor preta.
Mas isso pode mudar com a próxima grande atualização do sistema, que pode exigir o uso de toda a tela nas aplicações.
Utilizar a tela inteira nos apps pode ser o padrão para o Android
Com a chegada do Android 12, o Google começou a melhorar o design do sistema e dos aplicativos, algo possível graças ao Material You.
O Material You recebeu novidades no Android 13 e no Android 14, mas alguns dos seus recursos são opcionais, algo que pode mudar para um deles na próxima versão do sistema.
Conhecido como ponta a ponta, o modo é interessante por permitir que os aplicativos ocupem a tela por completo, o que faz diferença para alguns usuários.
No momento, os jogos e aplicativos para visualizar vídeos e outros, possuem a capacidade de utilizarem o display por completo, o que não é tradicional para as aplicações.
Mas o Google pode mudar isso com a chegada do Android 15, que se os códigos descobertos forem utilizados, a empresa irá exigir que os apps utilizem o modo ponta a ponta.
Com o modo ponta a ponta ativado por padrão na nova versão do sistema, não teremos mais barras pretas na barra de status e nem nos botões, o aplicativo permitirá visualizar informações nesses lugares.
Um teste bem interessante, é entrar agora no Google Maps, ele já é otimizado para o uso da tela por completo, então você terá a barra de status sendo utilizada para mostrar mais informações, algo que muitos podem gostar.
Essa obrigatoriedade poderá estar acontecendo por causa dos dobráveis e tablets, que ficam com a grande barra de status na cor preta e sem uso, com essa mudança, os usuários terão a tela sendo utilizada por completo, algo que traz uma experiência aprimorada e mais imersiva.
A alteração será feita no próprio sistema, que ativará o modo de ponta a ponta na tela, então dependendo do aplicativo, o desenvolvedor terá que resolver alguns problemas que possam aparecer.
Como ainda não temos uma versão de teste do Android 15, teremos que esperar para conferir o que o sistema realmente irá trazer, rumores já falam em transmissão de áudio e arquivamento de aplicativos nativo.
Fonte: Androidpolice