Pular para o conteúdo

Apps de gravação de chamada no Android terão restrições e não irão funcionar

Google Play Store com logo de gravador de chamadas

Google revela que apps e gravação de chamada não irão funcionar, isso graças a algumas novas restrições que as aplicações irão sofrer na loja Google Play Store.

Já faz algum tempo que o Google está reavaliando como o Android e a sua loja de apps funcionam, tudo para trazer mudanças para aumentar a segurança e privacidade.

Existem muitos apps para realizarem a gravação de chamadas, mas muitos deles vão parar de funcionar no Android, mas alguns deles não serão afetados pelas mudanças anunciadas hoje.

Novas restrições irão fazer muitos apps de gravação de chamada pararem de funcionar no Android

Novas restrições para a loja Google Play Store foram reveladas pelo Google, a intenção é deixar os aplicativos mais seguros para todos, então algumas permissões não podem mais serem utilizadas como antigamente.

Android e Google Play Logos

Normalmente, praticamente todas as aplicações de gravação de chamadas utilizam a API de acessibilidade, algo para qual a API não foi planejada inicialmente, já que o fluxo de áudio foi criado para que as pessoas com deficiências auditivas leves consigam fazer melhor uso do telefone.

Agora uma das grandes mudanças que são listradas nas novas restrições da loja Google Play Store, é que os aplicativos não podem utilizar a API de acessibilidade, então muitos apps de gravação de chamadas não poderão realizar a sua principal função, a de gravar chamadas.

Essa restrição aparece nessa frase “A API de acessibilidade não foi projetada e não pode ser solicitada para gravação de áudio de chamadas remotas”.

Lembrando que nesse caso, o remoto, na API de acessibilidade, refere-se à gravação de áudio da chamada que a pessoa do outro lado da chamada não tem conhecimento que a gravação está sendo feita.

Google fala que as mudanças e novas restrições da loja Google Play Store entrarão em ação a partir de 11 de maio.

Aplicativos de gravação de chamadas pré-instalados no Android continuarão a funcionar normalmente

Gravador de áudio do Google

Como falamos, muitos apps de gravação de ligação irão parar de funcionar, mas outros apps de gravação de chamadas continuarão a funcionar corretamente sem nenhum problema.

O Google deixou claro que as restrições de uso da API de acessibilidade, não irão afetar os aplicativos que são pré-instalados no Android, então eles continuarão a funcionar normalmente.

Isso acontece por causa da forma que eles funcionam, como já fazem parte do sistema, as aplicações não precisam da API de acessibilidade para conseguir gravar as ligações do telefone.

Isso significa que os aplicativos de chamadas que estão nos aparelhos das fabricantes como Nokia, Xiaomi, Redmi e outras, poderão ser utilizados normalmente.

Então se o seu telefone já conta com um gravador de chamadas incluído pela fabricante, nada muda, mas se não possui e você precisa de um app para essa tarefa, ele possivelmente pode parar de funcionar em 11 de maio.

Via: Supportgoogle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *