Graças a API Play Integrity, as aplicações poderão verificar as atualizações de segurança, parando de funcionarem em apps antigos.
Outra capacidade, será a de limitação, que permitirá que apenas algumas opções estejam ativadas nesses dispositivos.
De qualquer forma, a intenção é aumentar a segurança em geral, mas pode trazer problemas para alguns usuários.
Aplicativos podem exigir dispositivos atualizados para funcionarem
Com a API Play Integrity mais recente, os desenvolvedores poderão permitir que os aplicativos possam visualizar as atualizações de segurança, e caso queiram, não permitirá o uso ou poderá limitar de alguma forma as funções.
A API poderá se conectar ao sistema, permitindo visualizar detalhes de segurança, o que inclui a versão do SO e o patch de mensal instalado.
Isso se traduz em aplicativos pedindo requisitos mínimos para funcionarem de forma correta, sem que corram riscos de dados vazando, de serem hackeados e muito mais.
Essa novidade poderá ser benéfica principalmente para aplicativo bancários, que poderão exigir telefones mais atuais e que estão sendo atualizados pelo menos há um ano.
Outros tipos de apps também poderão aproveitar a inovação, caso de aplicações do governo e outras que exigem maior proteção para os dados e transações.
A segurança em geral será aprimorada, já que os aplicativos só irão funcionar em celulares que estão com patch de segurança mais atual e poderá colocar limites em funções ou nem mesmo funcionarem em dispositivos mais antigos.
Aumenta a segurança, mas pode causar problemas
Para os aplicativos, principalmente os bancários, essa melhoria irá trazer mais proteção para todos, aumentando a segurança e evitando grandes problemas para os usuários.
Mas por outro lado, isso pode ser a causa de muitos problemas para quem possui smartphones mais antigos, que talvez não possam utilizar essas aplicações.
Em alguns casos, apenas algumas funções podem não estar disponível, em outros, o funcionamento pode nem acontecer.
De qualquer forma, os desenvolvedores estarão livres para utilizarem a API em suas aplicações e descobrirem o que é melhor para os usuários.
Lembrando que além da visualização do patch de segurança, a API Play Integrity também verifica se o dispositivo está com o bootloader desbloqueado e se tem root, o que também não deve permitir o uso dos apps que utilizarem a novidade.
Fonte: Androidpolice e Android Developers