Pular para o conteúdo

Suavidade de movimento: como mudar a taxa da tela nos Samsung

Samsung Galaxy A53 taxa atualização 120Hz

Telefones da linha Galaxy mais atuais contam com suavidade de movimento, que é a capacidade de mudar a taxa de atualização da tela, hoje iremos ensinar como utilizar.

Tecnologia é um grande diferencial para os tablets e celulares atuais, permitindo que os consumidores possam ter maior velocidade ou aumentar a duração da bateria.

Os usuários terão que verificar o que é melhor para o seu tipo de uso, e o que eles precisam mais em seu uso diário.

Maior suavidade ou maior duração da bateria?

Atualmente os dispositivos móveis estão chegando com telas com taxa de atualização de 90Hz, 120Hz ou maior, isso significa que são mostradas a mesma quantidade de imagens a cada segundo.

Samsung Galaxy M13 5G

Já falamos como a taxa de atualização funciona, mas maior a quantidade de imagens por segundo, mais suave fica a imagem, o que é perfeito para jogos e aplicativos com muito movimentos, mas isso aumenta o gasto de bateria.

O modo padrão é de 60Hz, então ele irá funcionar com menor suavidade, mas irá aumentar a duração da bateria.

Nos aparelhos mais simples, temos apenas duas escolhas, a taxa máxima ou a padrão, nos tops de linha, tudo muda, eles contam com taxa adaptativa, que melhora o consumo de bateria, pois vai alterando a velocidade conforme o conteúdo, trazendo equilíbrio no consumo de energia e na velocidade das imagens.

Alterando a taxa de atualização da tela nos Galaxy

Nos aparelhos Android da Samsung que contam com a tecnologia, a mudança é feita de forma simples e em poucos segundos.

Mas é necessário pensar no que você precisa, maior suavidade da tela ou menor consumo de bateria, depois de decidir, faça a mudança, veja como:

  • Entre em “Configurações”
Mudar a taxa de atualização da tela nos Galaxy
  • Aperte em “Visor”
Mudar a taxa de atualização da tela nos Galaxy
  • Selecione “Suavidade de movimento”
Mudar a taxa de atualização da tela nos Galaxy
  • Agora basta selecionar “Alta” ou “Adaptável” para maior suavidade da tela ou “Padrão” para manter a tela em 60Hz e aumentar a duração da bateria.

Descobrir se aparelho tem essa tecnologia adaptativa ou fixa?

Nem sempre um usuário tradicional saberá se o seu Android conta com essa tecnologia na tela do seu dispositivo.

Mudar a taxa de atualização da tela nos Galaxy

Mas claro que existe uma forma muito simples de descobrir se tem um aparelho com uma das duas tecnologias.

Ao fazer a troca da taxa, observe a tela de seleção, se mostrar “alta” indica que ela é fixa, ficando no padrão ou no máximo, agora se visualizar “adaptável”, temos a tecnologia mais avançada que se molda a velocidade dos aplicativos que estão sendo utilizados.

Preciso alterar essa opção?

Galaxy S21

Se o seu Android estiver funcionando normalmente, não é preciso fazer nenhuma alteração, já que a tela e a bateria estão te satisfazendo.

Agora se quer aumentar a duração da bateria, e não liga para a suavidade em geral, a mudança pode ser feita e irá trazer maior duração da carga.

No caso das telas adaptável, a mudança na prática, não deve trazer grandes benefícios, podendo até mesmo aumentar um pouco o gasto de energia, já que estará sempre em 60Hz e não irá funcionar em menor velocidade, o que no final pode gastar mais bateria.

Trocar a taxa da tela pode trazer benefícios

Como podemos notar, a alterar a taxa de atualização da tela nos Samsung pode trazer alguns benefícios, além de ser feita de forma rápida e simples.

Por um lado, os usuários podem ter imagens mais suaves, que pode ser mais bem aproveitada em games avançados e aplicativos.

Por outro, será possível fazer uma economia de bateria, para os telefones e tablets ficarem ligados por mais tempo com uma única carga.

O usuário terá que escolher o que é melhor para o seu uso e fazer alguns testes, no final deixando da maneira que mais te agrada.

Ainda falando no mesmo setor, citamos os modos de tela vivido e natural, que trazem cores diferentes e é outra opção importante para você configurar.

2 comentários em “Suavidade de movimento: como mudar a taxa da tela nos Samsung”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *