ARM está revelando os núcleos Cortex-X1, Cortex-A78, mas também temos as GPUs Mali-G78 e Mali-68 e o novo NPU Ethos-N78 para a inteligência artificial.
A intenção é deixar claro que esses itens irão trazer um maior desempenho para os dispositivos móveis do futuro, que contarão com muitas tecnologias e menor consumo de energia.
Curiosamente a ARM não fabrica e nem produz processadores, mas a empresa faz os projetos e depois vende para as fabricantes interessadas em seus produtos.
Cortex-X1
É o núcleo mais rápido da fabricante, o Cortex-X1 é um único núcleo que consegue trazer 30% de desempenho a mais que o Cortex-A77.
O X1 inclusive é o primeiro do Programa Personalizado Cortex-X, que permite empresas fazerem personalizações para ter mais flexibilidade e estabilidade para aumentar o desempenho da maneira que precisarem.
Cortex-A78
O novo núcleo consegue 20% melhor que o Cortex-A77, mas com consumo de energia menor, algo que pode chegar até 50%, ainda temos melhorias na inteligência artificial, gerenciamento mais eficiente de carga de trabalho e menor espaço ocupado, ele é 15% menor do que o modelo anterior.
Mali-G78
A nova GPU promete 25% de melhorias em relação a Mali-G77, mas a nova placa de vídeo suporta até 24 núcleos, o que aumenta o poder em tarefas que exigem maior poder gráfico.
Mali-G78 é uma GPU Premium que irá trazer baixo consumo de energia, melhor otimização da duração da bateria e muitas ferramentas para os desenvolvedores aprimorarem os aplicativos e jogos para rodar perfeitamente nos telefones.
Curiosamente a ARM fala que tem uma parceria com a Crytek, a desenvolvedora promete trazer a CRYENGINE para o sistema Android, o que permitirá que gráficos de computadores sejam reproduzidos nos telefones da mesma forma e qualidade.
Mali-G68
A nova Mali-G68 é descrita pela ARM como uma GPU sub-premium, ela conta com todos os recursos mais recentes da Mali-G78, mas possui suporte para até 6 núcleos, que funcionam com menor consumo de bateria e alto desempenho.
Ethos-N78
A NPU de inteligência artificial foi melhorada, chega com até o dobro de desempenho do Ethos-N77, ao mesmo tempo que consome menos energia.
Ethos-N78 é totalmente otimizada, inclusive terá muitas configurações para que funcione otimizada para as tarefas que cada fabricante mais precisa.
Resumo
Os novos Cortex-X1, Cortex-A78, Mali-G78, Mali-68 e Ethos-N78 trazem maior desempenho, menor consumo de energia e mais inteligência para os dispositivos móveis.
Ainda não existe data especifica para os novos núcleos, GPUs e NPU chegarem ao mercado equipando os mais variados dispositivos, mas tudo indica que eles estarão chegando apenas em 2021.