Mali-G710, Mali-G610, Mali G510 e Mali-G310 são as novas GPUs reveladas pela ARM, intenção é fazer com que os jogos rodem melhor e mais eficientes em todos os tipos de aparelhos.
A ARM anunciou os novos núcleos Cortex-X2, Cortex-A710 e Cortex-A510, que apostam na nova arquitetura ARMv9 para se destacarem na performance, energeticamente e no setor de inteligência artificial.
Agora com no setor de GPU, a empresa está revelando as melhorias que os jogadores irão encontrar nos jogos e que deixam tudo mais rápido.
Mali-G710 e Mali-G610 trazem desempenho máximo
Para quem não sabe, a GPU é a placa de vídeo dos telefones, a nova Mali-G710 é a mais potente GPU da ARM nesse momento.
A empresa alega que a Mali-G710 conta desempenho 20% maior, é 20% mais eficiente energeticamente e conta com 35% a mais de performance na inteligência artificial, claro que isso em comparação com a geração anterior, Mali-G78.
As fabricantes podem selecionar entre 7 a até 16 núcleos Shader para aumentar o desempenho, curiosamente, a Mali-G78 permitia até 24 núcleos, mas como a Mali-G710 conta com núcleos mais poderosos e eficientes, então um número tão alto não é mais necessário.
Em texturas, temos o dobro de desempenho, o CFS deixa a GPU mais alinhada com as API gráficas mais modernas, o que garante melhor suporte para API Vulkan e muitas outras, ao mesmo tempo que diminui o uso da CPU e dá mais energia para a própria GPU executar as tarefas necessárias.
Com a inteligência artificial em alta, a GPU também recebeu melhorias para a IA, por exemplo, a câmera poderá utilizar a Mali-G710 para tirar fotos com fundo desfocado, o que é mais rápido e eficiente do que uma CPU tradicional.
A Mali-G610 é praticamente a mesma Mali-G710, mas com a diferença de possui de 1 a 6 núcleos Shader, as outras tecnologias e recursos do melhor modelo também estão disponíveis.
ARM fala que a Mali-G610 é para as fabricantes que querem trazer recursos premium, mas oferecendo um preço mais barato e ainda um desempenho mais do que decente.
Mali-G510 é ideal para desempenho mediano
A GPU Mali-G510 foca em desempenho e eficiência energética, em comparação com a Mali-G57, temos desempenho 100% superior, aumento de 100% na inteligência artificial e 22% de economia de energia.
Isso significa jogos rodando mais suavemente, uso aprimorado para a inteligência artificial e menor consumo de bateria.
GPU também traz melhor suporte para HDR, maior largura de banda, suporte para maior resolução e suporte para maiores taxas de atualização.
Mali-G310 é excelente para dispositivos de entrada
Para o mercado de dispositivo de entrada, a ARM apresenta a nova Mali-G310, ela é a evolução direta da Mali-G31.
Mali-G310 é a primeira GPU de entrada a contar com a arquitetura Valhall, que traz melhorias em todos os sentidos para os dispositivos.
Em comparação com a Mali-G31, a nova Mali-G310 oferece 6x mais desempenho em texturas, melhora a performance da API Vulkan em 4.5X e traz 2x melhorias para o conteúdo de interface do Android.
GPU para todos e com melhorias
A ARM revelou que o criou o ARM Mobile Studio, uma ferramenta para os desenvolvedores otimizarem os jogos e aplicativos para as GPUs Mali.
Como podemos ver, as novas GPUs Mali-G710, Mali-G610, Mali G510 e Mali-G310 chegam para atender a todos os tipos de mercado, ao mesmo tempo que trazem melhorias e suporte aprimorado para as tecnologias mais atuais.
As novas GPUs da ARM irão equipar diversos aparelhos em algum momento de 2022.