ARM anunciou Accuracy Super Resolution seu recurso de upscaling para jogos móveis, que claro, poderá ser utilizada no Android.
Inovação chega para trazer mais desempenho para os games, ao mesmo tempo que diminui o uso da GPU e consumo de bateria.
No geral, com os desenvolvedores utilizando, os jogos poderão ficar mais leves e manter a ótima qualidade dos gráficos.
Upscaling promete trazer melhorias para os games
Para competir com o Snapdragon Game Super Resolution da Qualcomm, a ARM anunciou Arm Accuracy Super Resolution (Arm ASR), que é o seu recurso de upscaling para jogos em dispositivos móveis.

Se não conhece, a tecnologia de upscaling é utilizada para aumentar a resolução dos games, o que significa que a imagem pode ficar maior e se adaptar a telas maiores.
No caso da ARM, ela utiliza FidelityFX Super Resolution 2 (FSR2) da AMD, que aproveita recursos como Robust Contrast-Adaptive Sharpening (RCAS), que ajuda na preservação de detalhes.
A versão FidelityFX Super Resolution 2 (FSR2) da ARM foi otimizada para dispositivos móveis, mas também foi aprimorada para a utilização de recursos, APIs e configurações.
Para trazer mais desempenho e aprimoramentos, a ferramenta utiliza upscalers temporais, ao contrário da versão da Qualcomm, que utiliza upscalers espaciais.

No gráfico é possível conferir a performance na prática, o teste foi feito utilizando o MediaTek Dimensity 9300 (utilizando GPU Immortalis-G720) e mostra o resultado utilizando a demo Bistro Daylight da Nvidia em 1080p nativo, com o ASR em 2x de qualidade, em 2x equilibrado e 2x performance, e em resolução nativa de 540p.
O uso da GPU diminuiu em no mínimo 20%, temos menor uso de memória e excluindo o 2x de qualidade, a CPU também tem diminuição de uso.
Já o teste com resolução de 2800 x 1260 mostra que existem muitos ganhos, conseguindo até 53% no modo 2x, 49% no modo 1.7x e até 38% em 1.5x.

Para os jogadores os resultados mostram que os games poderão rodar melhores, com qualidade e com menor uso da GPU, o que irá resultar em menor consumo de bateria.
A empresa fala que o Arm Accuracy Super Resolution (Arm ASR) será de código aberto e que qualquer desenvolvedor poderá utilizar no futuro, mas no momento, é preciso entrar em contato para ser um dos primeiros a utilizarem a novidade.
Fonte: Community ARM
Deixe um comentário