Mais eficientes e econômicos, ARM anuncia novo núcleos Cortex-A75 e Cortex-A55 e a GPU Mali-G72 que são feitos para todo o tipo de tarefas.
Novas CPU e GPU foram apresentadas hoje, todas chegam com melhorias e novidade que podem trazer grandes diferenciais para os consumidores e fabricantes.
ARM revela Cortex-A75 Cortex-A55 e nova GPU Mali-G72 mais eficientes e econômicos, também se destacam por seus novos recursos que foram apresentados.
A intenção da ARM com suas novas CPU e GPU é trazer mais desempenho, menor consumo de energia para todos os tipos de aparelhos como smartphones, tablets, PC e até dispositivos da internet das coisas.
Vamos conhecer as novidades da ARM, confira:
Cortex-A75
Ele é a evolução do Cortex-A73, o Cortex-A75 chega como núcleo de alto desempenho, em comparação com a versão anterior, ele conta com cerca de 22% de desempenho a mais, isso representa 1.34x mais pontuação no Geekbench V4, 1.16X no LMBench memcpy, 1.48X no Octane 2.0, veja todos os testes na imagem acima.
Cortex-A55
Por sua vez, essa CPU é a evolução do conhecido Cortex-A53, essa nova versão chega sendo 15% mais eficiente no consumo de energia e seu desempenho foi aprimorado em 18%, o principalmente melhoramento é encontrado na performance da memória, que teve uma redução de 50% na latência.
Novidades
As duas novas CPU chegam com suporte integrado para a inteligência artificial, recursos que está sendo amplamente utilizado por aplicações nesse momento.
Uma grande novidade é o DynamIQ Big.LITTLE, nos processadores anteriores com núcleos Cortex, só era possível fazer utilizar dois tipos de núcleos e em quantidade exatas, por exemplo, 4 núcleos A-53 e outros 4 núcleos A-73, mas com a chegada dos novos Cortex-A75 e A55, as coisas mudam, todos os núcleos ficam em apenas uma “capsula” assim os fabricantes podem escolher a quantidade de núcleos que quiserem de cada modelo.
Agora é possível, por exemplo, pode utilizar apenas um núcleo Cortex-A75 e outros setes núcleos Cortex-A55, assim o aparelho terá uma duração de bateria maior e ainda terá um poder extra quando precisar.
ARM revela que cada “capsula” pode ter 8 núcleos sendo que o máximo de “capsulas” são 32 por CPU, então temos até o total de 256 núcleos que as fabricantes podem utilizar em seus projetos, então podemos esperar novidades para todos os tipos de dispositivos.
GPU Mali-G72
Como sucessora da Mali-G71, a nova Mali-G72 ainda utiliza a mesma arquitetura, mas chega com 40% mais desempenho, essa melhoria foi especialmente adicionada para a utilização da realidade virtual ser mais perfeita do que nunca.
A Mali-G72 é 17% mais eficiente em inteligente artificial, 25% mais econômica energeticamente e a densidade de desempenho é 25% maior em comparação com o modelo anterior.
Lançamento
As novas CPU Cortex-A75, Cortex-A55 e a GPU Mali-G72 já devem equipar novos aparelhos no final desse ano ou no máximo começo de 2018.
Confira mais novidades interessante em nossa Seção Tecnologia.