Google revelou que está trabalhando para arquivamento de apps no Android, recurso irá liberar até 60% do espaço que a aplicação utiliza e terá benefícios interessantes.
Normalmente, quando os usuários do Android querem ter mais espaço de armazenamento interno livre, é preciso apagar itens como fotos, vídeos e até mesmo deletar aplicativos.
Mas agora o Google revela uma novidade bem interessante para o sistema Android, trazendo uma alternativa para quem quer liberar um pouco do armazenamento interno.
Android irá liberar até 60% do espaço das aplicações com o arquivamento de apps
Ontem o Google lançou o Android 12L (Android 12.1) para a linha Pixel, mas hoje, já está anunciando novidades que são bem interessantes para o sistema, desenvolvedores e usuários.
A nova funcionalidade se chama arquivamento de aplicativos e chega com a intenção de liberar até 60% do espaço ocupado por uma aplicação ou jogo.
Para conseguir esse feito, o arquivamento de app remove partes do aplicativo, mas mantendo algumas partes importantes e os dados dos usuários, o que permite arquivar aplicações e quando precisar, utilizar novamente o aplicativo e sem precisar digitar novamente os seus dados.
A ideia é que os usuários não precisem desinstalarem os aplicativos completamente, assim conseguindo fazer a restauração facilmente a qualquer momento, e com a vantagem dessas aplicações arquivadas ainda ocuparem pouco espaço.
A novidade estará chegando no Bundletool 1.10, mas o Google fala que o recurso de arquivamento também estará disponível para todos os desenvolvedores que utilizam o App Bundles.
Os desenvolvedores que estão utilizando o Android Gradle Plugin 7.3 terão um novo tipo de APK, os archived APKs, ou se preferir em português, os APKs arquivados, inclusive o Google já está trabalhando nesses novos tipos de APKs, mas apenas no final do ano que eles estarão disponíveis para os consumidores.
Vantagens do arquivamento de apps no Android
O Google fala que a principal vantagem do arquivamento de apps no Android será o de liberar até 60% do espaço ocupado por um aplicativo.
Com o aplicativo arquivado, ele pode ser restaurado a qualquer momento, então não é necessário remover completamente a aplicação.
Para o usuário, ainda temos a vantagem de o arquivamento de aplicativos manter os dados, então quando o app for restaurado, os seus dados se manterão da forma que deixou.
Para os desenvolvedores, a vantagem é que será mais difícil os usuários quererem desinstalarem a sua aplicação, além de reduzir os problemas para restaurar a aplicação.
Google ainda afirma que o arquivamento de apps é de código aberto, então as aplicações com esse recurso também podem surgir em outras lojas de aplicativos para o sistema Android.
Via: Androiddevelopers