O Google revelou que o arquivamento automático de apps está no Android, recurso pode liberar até 60% do espaço ocupado no armazenamento.
Recurso é bem interessante, principalmente para quem possui um telefone ou tablet com pouco espaço para instalar novas aplicações.
Com o recurso ativado, os dados do usuário são mantidos, mas os dados dos aplicativos são deletados em sua maioria, liberando espaço.
Android recebe arquivamento automático de apps para liberar até 60% do espaço
A empresa começa destacando que atualmente, os aplicativos na maioria das vezes são desinstalados para liberar espaço para a instalação de novas aplicações.
Quando o armazenamento está cheio e você tenta instalar um novo app ou game na loja Google Play Store, você recebe um aviso e uma lista de aplicações que podem ser desinstaladas para liberar espaço para o novo item.
Mas agora o Google fala que a desinstalação completa do aplicativo com os dados do usuário não é mais necessária, se tornando um procedimento do passado.
O arquivamento automático de aplicativos chega para diminuir a desinstalação de games e aplicações, ao mesmo tempo que permite que mais apps sejam instalados no aparelho.
A nova função tem a intenção de diminuir até 60% o espaço de armazenamento de um aplicativo, quantidade que poderá ser utilizada para novas instalações.
O que é arquivamento automático de apps no Android?
É um novo recurso que chega para ajudar os usuários a liberarem espaço em seus Android, o destaque é que não será preciso desinstalar nada por completo para conseguir esse armazenamento extra.
Quando o telefone ou tablet Android estiver com o armazenamento cheio, ao tentar instalar um novo aplicativo, a loja Google Play Store vai sugerir ativar o arquivamento automático, algo que poderá ser ativada apenas com um toque.
Quando ativado, os aplicativos que são usados com pouca frequência serão parcialmente removidos do aparelho, o arquivamento automático irá manter os dados do usuário e o ícone do aplicativo, que contará com uma nuvem sobre o ícone, indicando que ele está arquivado e que será preciso fazer o download novamente antes de instalar.
O mais legal é que após a instalação novamente do aplicativo, você poderá continuar de onde parou, já que seus dados e todas as informações estarão no app, permitindo a utilização a qualquer momento.
Como ativar o arquivamento automático no Android?
Como falamos, o arquivamento automático irá surgir para o usuário quando o telefone ou tablet estiver cheio para instalar novas aplicações, e se ativado, irá arquivar os aplicativos que não estão sendo utilizados há muito tempo.
Para os desenvolvedores, o arquivamento automático no Android é uma ferramenta extra para evitar a desinstalação dos seus aplicativos, mas o recurso só irá funcionar para as aplicações que utilizam o formato App Bundle, então se o app não é desse formato, ele não é elegível para o novo recurso.
Lembrando que temos muitos tutoriais e dicas, inclusive dicas para manter o seu Android com desempenho excelente, o que ajudará a liberar o armazenamento interno do aparelho e talvez não precisar do novo recurso do sistema.
Fonte: Android Developers