Pular para o conteúdo

Atualização Seamless terá que ser utilizada no Android 13 de forma obrigatória

Android 13

O Google no Android 13 traz a atualização Seamless como obrigatória para os telefones que serão lançados com a versão do sistema.

Muitas fabricantes já utilizam esse recurso do sistema, mas nem todas queriam utilizar a função na hora de atualizar seus aparelhos.

Mas com o Android 13, as coisas irão mudar e todos os aparelhos lançados com a versão, terão que contar com o recurso.

Android 13 irá obrigar o uso das atualizações Seamless nos aparelhos lançados com o sistema

Já falamos sobre o Projeto Treble e as atualizações Seamless, que é conhecida por diversos nomes, atualização perfeita, sem costura, atualização ininterruptas e partição A e B.

Android 13 requisitos

Curiosamente, as atualizações Seamless se tornariam obrigatória no Android 11, mas empresas como a Samsung nunca utilizaram o recurso, já que ele tem suas vantagens e desvantagens, e na época, o Google deu um passo para trás e desistiu da obrigatoriedade, mas as partições A e B, elas foram exigidas e são um requisito até hoje.

Mas agora as fabricantes não têm como escapar, a Samsung e todas as fabricantes de aparelhos Android, terão que adicionar o recurso de atualização Seamless em seus aparelhos, mas como sempre, isso vale apenas para os modelos que chegarão com o Android 13 de fábrica, ou seja, apenas para que serão lançados com o sistema.

Essa forma de atualizar é bem eficiente e permite que o sistema se recupere em caso de algum problema, mas para isso, irá ocupar mais espaço no armazenamento interno.

O que é Partição A/B e atualização Seamless

Android atualização

Novamente, já falamos da partição A/B e atualização Seamless, gostamos de chamar de atualização em costura, mas como falamos, ela também é chamada de atualização perfeita e atualização ininterruptas.

De qualquer forma, o funcionamento é bem interessante, vamos resumir só para ficar fácil de entender.

As partições A/B como o nome revela, são duas partições do sistema, uma é a que o sistema está funcionando nesse momento, a outra, é uma reserva, que pode ser utilizar para uma recuperação de emergência ou para instalar uma atualização de forma mais rápida.

Já a atualização Seamless, é o recurso que utiliza essas duas partições para instalar as novas versões do sistema, isso significa que se o sistema atual está na partição A, a nova atualização será instalada na partição B, e o aparelho irá utilizar a partição B até a próxima atualização, que mudará o uso para a partição A.

As atualizações Seamless são bem interessantes, já que ao instalar o sistema em uma partição alternativa, se acontecer algum problema, basta o sistema utilizar a outra partição, que já estava funcionando corretamente.

Galaxy A71 no aplicativo Treble Info
Galaxy A71 no aplicativo Treble Info

Além disso, as atualizações sem costura, é chamada assim, pois não precisa manter o aparelho desligado para instalar a nova versão do sistema, como em computadores, a atualização é instalada em segundo plano, no final, o usuário precisa apenas reiniciar o aparelho para finalizar e fazer a troca da partição.

Se esses são os benefícios, mas o maior problema nas atualizações Seamless, são o espaço ocupado, as partições irão ocupar um espaço precioso, esse foi o motivo do Android 11 não seguir em frente com a obrigatoriedade do recurso, mas como os dispositivos atuais estão chegando com 64GB ou mais, então esse problema não deve afetar tanto no momento.

Por fim, ainda existe as partições virtuais, que podem ser criadas apenas quando uma atualização estiver sendo instalada, e depois de toda a instalação e tudo funcionando, ela será deletada e irá liberar o espaço ocupado, esse recurso inclusive é utilizado nos Pixel mais recentes.

Fonte: Twitter

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *