Pular para o conteúdo

Atualização sem costura (partição A e B) é obrigatória no Android 11

Android 11

Depois de anos, atualização sem costura é obrigatória no Android 11, ela é conhecida também como partição A e B.

Em 2016 o Android 7 Nougat foi lançado com as atualizações Seamless (sem costura), recurso era opcional, mas finalmente se tornará uma obrigação para as fabricantes.

A intenção desse recurso é deixar as atualizações mais seguras e sempre permitir que o telefone funcione, mesmo que a atualização esteja com problema.

Partição A e B obrigatória no Android 11

No passado, o espaço interno era um grande problema para os telefones, mas hoje em dia os telefones chegam com 32GB ou mais, o que é muito armazenamento para muitos.

MI A1 Seamless

Com maior memória interna livre, as partições A e B são finalmente obrigatória para todas as fabricantes que lançarem aparelhos com o Android 11 de fábrica, mas infelizmente esse recurso não precisa ser implementado para telefones que serão atualizados do Android 10 para a nova versão do sistema.

O que é atualização sem costura (partição A e B)

Já explicamos muito bem como funcionam as atualizações sem costura, que também é conhecido como partição A e B, mas vamos resumir para você entender.

O sistema Android padrão possui apenas uma partição na memória, assim quando uma atualização é instalada, os dados são passados por cima do Android atual, algo que é meio perigoso, já que se surgir uma falha, o sistema todo precisa ser reinstalado, o que apaga todos os seus dados.

Android atualização

Já no sistema com atualizações sem costura (partição A e B), temos duas partições, A e B, o sistema funciona normalmente na A, quando uma atualização é instalada, o sistema começa a utilizar a partição B, e continua essa troca sempre que uma nova atualização é liberada.

A vantagem é que se uma atualização causar um problema, de forma automática ou até manual, é possível voltar para a versão anterior do sistema sem perder nada, algo visto no Mi A2 e sua problemática atualização que exigiu um procedimento manual para voltar a funcionar.

Isso significa que o armazenamento interno perde alguns GB para criar uma partição para funcionar como backup em caso de uma atualização problemática.

Android 11

Resumo

O Android 11 finalmente traz de forma obrigatória as atualizações sem costura, que conta com duas partições (A e B), deixando as atualizações mais seguras para os consumidores, que terão um backup automático que poderá entrar em ação quando algum problema surgir durante uma atualização.

Mas como já falamos, as atualizações sem costura é obrigatória para os dispositivos que chegam com o Android 11 de fábrica, não sendo necessária ser implementada nos aparelhos que serão apenas atualizados para o novo sistema.

Atualmente o Android 11 está em Preview 2, que é uma versão de teste dedicada para desenvolvedores, mas que também pode ser utilizada por qualquer pessoa com um aparelho Pixel 2, 3 ou 4.

Via: Googlesource

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *