O Android 13 deve trazer um novo recurso que permitirá controlar o brilho da lanterna, algo que pode ser bem interessante.
Com telefones Android de diversos valores chegando com flash LED para tirar fotos, o sistema Android 5.0 permitiu utilizar o LED como uma lanterna.
Agora a mais recente versão do sistema, o Android 13, pode trazer uma grande melhoria para quem utiliza o recurso.
Android 13 deve trazer controle de brilho da lanterna para alguns aparelhos
Entre as novas APIs do Android 13, foi descoberta duas novas para controle da lanterna, deixando o sistema descobrir se o hardware do aparelho permite que os aplicativos consigam controlar o brilho do flash LED.
Com getTorchStrengthLevel os aplicativos podem saber o nível e brilho do flash LED e com o turnOnTorchWithStrengthLevel, o app consegue descobrir o nível de brilho máximo do hardware.
Isso significa que o aplicativo e sistema podem saber o nível atual do brilho da lanterna, e permite quando o hardware possuir, alterar o controle do brilho.
Claro que para que essas novidades funcionem corretamente, precisamos de duas combinações.
A primeira é que o hardware do flash LED tenha a capacidade de alterar o seu brilho e não tenha apenas a função de ligar e desligar.
A segunda é que os drives do hardware do flash LED sejam atualizados para a versão compatível com o Android 13, ou seja, é necessário ter a versão 3.8 do HAL da câmera, algo que já está disponível no Pixel 6 Pro no Android 13 Preview 1.
Como muitos recursos mais recentes do Android para os aparelhos mais atuais, isso significa que a nova função dificilmente irá funcionar nos dispositivos encontrados no mercado mundial, a menos que a fabricante atualize os drives, mas esse procedimento não é exigido pelo Google, que permite atualizar a versão do sistema sem mexer nos drives.
Isso pode significar que o recurso de controle de brilho da lanterna pode chegar nos aparelhos da linha Pixel, já que o Google atualiza os seus drives a cada nova versão do sistema, mas dificilmente chegará ao Android 13 dos aparelhos de outras fabricantes.
O pior, é que se não for uma exigência do Google para o Android 13, nem os novos aparelhos das fabricantes precisam adicionar o brilho da lanterna em seus dispositivos que saem de fabrica com a versão mais atual do Android.
De qualquer forma, é bem interessante se os usuários ganharem a capacidade de controlar o brilho da lanterna no Android, já que nem sempre precisamos da luz em sua potência máxima.
Via: Esper