Google anunciou CameraX 1.3, que estrou em fase de teste e irá trazer recursos para o Android e apps em muitas situações.
Para quem não conhece, CameraX é a biblioteca de câmeras do Android, ela permite que os aplicativos e o próprio sistema consigam utilizar os recursos de câmeras.
Agora a sua versão mais recente está trazendo recursos mais avançados, permitindo que os usuários possam utilizar o sistema e os apps de forma mais eficiente e aproveitando mais funções para as câmeras.
CameraX 1.3 traz capacidade de utilizar duas câmeras ao mesmo tempo
O CameraX em sua versão 1.3 está trazendo a capacidade de utilizar duas câmeras de um dispositivo ao mesmo tempo.
A própria biblioteca que ficará responsável pelos fluxos simultâneos das câmeras e vai lidar com os detalhes de baixo nível.
Isso significa que utilizar duas câmeras ao mesmo tempo será algo extremamente fácil para os usuários e aplicativos.
Com o CameraX 1.3 é mais fácil adicionar efeitos em imagens e vídeos
Isso é algo que muitos irão gostar, o CameraX 1.3 fornece ganchos para realizar funções avançadas e personalizadas com a câmera.
O que significa que os efeitos personalizados poderão ser aplicativos no preview (pré-visualização), na captura de imagem e na de vídeo.
O grande destaque para o usuário é que o efeito não deve afetar o desempenho da câmera, já que a recomendação é que a implementação tenha uma entrada de 30fps e cada quadro seja processado abaixo de 30ms para evitar quedas de quadros.
Para os desenvolvedores, terá um construtor de efeitos, e a possibilidade de utilizar a API gráfica que pode ser utilizada com OpenGL ou Vulkan.
Video HDR de 10 bits no CameraX 1.3
Outra novidade interessante é o suporte para HDR de 10 bits em gravação de vídeo ao utilizar o CameraX 1.3.
O Google fala que agora o CameraX traz suporte para streaming de vídeo de 10 bits para perfis com HDR, o que conseguirá capturar vídeos com cores e contrastes mais detalhados do que nunca.
Nesse recurso é suportado HLG (10 bits), HDR10 (10 bits), HDR10 Plus (10 bits), Dolby Vision (de 8 bits e 10 bits).
Mais recursos adicionais de vídeo para o CameraX 1.3
O CameraX 1.3 ainda traz recurso adicionais para vídeos, o primeiro deles é o modo espelho, que serve para espelhamento da imagem, algo que pode ser interessante para os usuários em algumas situações, mas que normalmente é utilizado na câmera frontal.
A biblioteca traz um método que permite que a gravação não seja interrompida quando o usuário trocar de câmera.
O vídeo poderá ter o áudio desligado durante a filmagem, nesses momentos, o áudio será totalmente silenciado, todo para garantir que as partes com som, se mantenham alinhada com o vídeo.
A última novidade é o status do áudio, que irá utilizar indicadores visuais para mostrar que o som está sendo capturado durante a gravação.
Como a biblioteca está em beta no momento, não sabemos quando CameraX 1.3 será liberada para o sistema Android em geral.
Fonte: Android Developers