Conhecida como captura de tela com rolagem ou captura de tela estendida, captura de tela completa deverá demorar muito para chegar ao Android oficialmente.
O Android possui muitos recursos importantes e interessantes, mas alguns deles podem e devem ser melhorados no futuro, assim trazendo novas possibilidade para os usuários.
Um desses recursos que podem ser melhorados é a captura de tela, atualmente esse item funciona de forma bem simples, no Android padrão os usuários precisam apertar o botão de ligar e o de baixar o volume ao mesmo tempo para tirar uma “foto” da tela.
Mas o problema para muitas pessoas é quando a tela não consegue mostrar tudo o que é preciso, assim o usuário é obrigado a tirar vários screenshots para ter o conteúdo completo que quer ter acesso.
Pesando nesse problema, um usuário fez uma excelente sugestão ao Google, o de trazer a captura de tela estendida ao Android, a captura de tela com rolagem é simplesmente uma captura de tela completa, ou seja, você terá a página inteira salva e não apenas a parte que a tela está visualizando no momento.
Esse recurso é ótimo para enviar ou manter páginas da internet por completo em seu telefone, assim permitindo a leitura e visualização de itens a qualquer momento e o melhor, sem precisar de várias printscreen para isso.
Para esse pedido em especial, o Google respondeu que esse recurso é inviável, assim deixando a ideia de lado e focando em outros itens para o Android Q.
Curiosamente esse recurso inviável pelo Google, está disponível em muitos aparelhos de fabricantes, por exemplo, os aparelhos da Samsung possuem esse recurso de fábrica, desde o Galaxy Note 8 a fabricante permite fazer esse tipo de captura no smartphone.
Infelizmente para muitos, a solução será procurar um aplicativo para tirar printscreen em seu smartphone, mas um que tenha a capacidade de realizar a captura de tela com rolagem, captura de tela estendida ou qualquer outro nome que eles utilizam para definir a captura de tela completa.
Como o recurso não será implementado no Android Q, os usuários podem utilizar apps para cobrir essa falta no momento, mas isso não impede que no próximo Android tenhamos essa ou outras novidades.
Via: Issuetracker
Atualização 13/05/2019
David Burke, vice-presidente de engenharia do sistema operacional, no Google I/O 2019 revelou que recurso de captura estendida é possível sim, que é uma boa ideia e que não existem motivos para não trazer a captura completa de tela ao Android.
Mas no momento o recurso não é uma prioridade, e que tal recurso irá exigir uma correta implementação para que consiga ser bem integrada ao sistema em geral, o que faz muitas pessoas pensarem que a captura de tela completa pode chegar no Android R.