Ao realizar pagamentos, Carteira do Google começa a pedir desbloqueio do telefone, o que aumenta a segurança.
Anteriormente, os pagamentos com valores mais baixos poderiam ser feitos apenas encostando o celular na maquininha, mas isso está mudando.
A partir de agora, qualquer compra irá exigir o que o telefone esteja desbloqueado, se não, pedirá a sua senha.
É necessário o desbloqueio para concluir compra
Google revelou que o aplicativo Carteira do Google só irá realizar pagamentos por aproximação com a verificação de desbloqueio do sistema Android.
Isso traz mais segurança, até mesmo para compras de valores mais baixos, o que deve evitar dor de cabeça para os usuários.
Empresa fala que o seguinte:
“Importante: em breve, seus cartões de crédito e débito só serão cobrados em pagamentos de varejo se você tiver usado um método de verificação recentemente, como a impressão digital ou o PIN. Talvez alguns usuários já precisem fazer a verificação para fazer pagamentos. Se for solicitado que você confirme sua identidade, conclua as etapas de verificação no seu dispositivo para fazer um pagamento.”
Como o próprio Android conta com vários métodos de desbloqueio, o Google listou os que são compatíveis:
- PIN
- Padrão
- Senha
- Impressão digital
- Reconhecimento de íris
- Desbloqueio facial 3D.
Empresa também deixa claro que não é possível realizar o desbloqueio facial 2D, nem com o desbloqueio com Smart Unlock e com Knock to Unlock.
Para quem não conta com nenhum método de segurança para desbloqueio, será preciso que o usuário faça ativação de qualquer um deles que for compatível.
Outro detalhe importante, é que dependendo da região, Carteira do Google pode não pedir o desbloqueio para pagamentos de valores baixos, mas podem existir limitações na quantidade de transações antes que o desbloqueio seja pedido.
Para o Brasil, é preciso fazer o desbloqueio para todas as transações, a única exceção é para o transporte público.
De qualquer forma, Carteira do Google está trazendo mais segurança para os seus usuários, permitindo o pagamento pedindo o desbloqueio do aparelho quando preciso.
Fonte: Support Google