Pular para o conteúdo

Celular Seguro notifica bancos e aplicativos que seu aparelho foi roubado

Celular Seguro

O governo está lançando o Celular Seguro, serviço irá notificar bancos e aplicativos quando você tem o aparelho roubado.

Novidade chega para proteger seus dados de quem roubou ou furtou o aparelho, evitando maiores problemas com envio de dinheiro, e muito mais.

Mas também tem o foco de diminuir esse tipo de crime, já que os usuários poderão avisar, e bancos e apps rapidamente podem cancelar movimentações indevidas.

Serviço do governo avisa bancos e aplicativos que telefone foi roubado

Intenção do serviço Celular Seguro é permitir que o usuário possa avisar de roubo, furto ou perda do telefone para os bancos e aplicativos de uma só vez.

Celular Seguro

Isso irá agilizar a vida de todos, que conseguirão em poucos passos, avisar que não contam mais com o dispositivo, o que pode evitar que tenha problemas com suas contas bancárias e em aplicações.

Novo serviço estreou hoje, 20 de dezembro de 2023, e os brasileiros poderão acessar a novidade a qualquer momento.

Seu funcionamento será bem simples, o cadastro precisar ser feito antes do roubo, furto ou perda do telefone.

Quando acontecer alguma coisa, o usuário pode registrar uma ocorrência no site ou no aplicativo, algo que também pode ser feito por uma pessoa de confiança.

Após essa ação, todos os bancos, operadoras e aplicativos que são parceiros do serviço, serão avisados, então poderão fazer o bloqueio das contas para que outras pessoas não consigam mais acesso.

Deixando bem claro, que o bloqueio será diretamente nas contas associadas e não no aparelho, que ainda poderá ser utilizado, mas isso é algo que pode mudar no futuro.

Atualmente os bancos que fazem parte da iniciativa são Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Banco Inter, BTG Pactual, Santander, Sicoob, Sicredi, XP Investimentos, Banco Safra e Banco Pan, eles irão interromper o acesso em seus aplicativos.

O governo também trabalha com o Google para o funcionamento no Android, com as operadoras de telefonia para o bloqueio dos chips, o que evitará acesso a suas contas que recebem SMS como segunda etapa de segurança, além disso, empresas como Uber, iFood, 99, Mercado Livre e outras também farão parte no futuro.

Utilizando o Celular Seguro no Android

Os usuários terão duas escolhas, baixar o aplicativo Celular Seguro BR diretamente da loja de apps ou acessar o site celularseguro.mj.gov.br, os dois podem ser utilizados para o cadastro e para o aviso de ocorrências.

No aplicativo para Android você precisa entrar em sua gov.br, se não tiver, pode criar uma agora

Aplicativo Celular Seguro BR

Depois, já dentro da aplicação, faça o registro de um novo telefone.

De forma opcional, você pode adicionar uma pessoa de confiança, que também poderá realizar o bloqueio, o ideal é que seja uma pessoa como mãe ou pai, já que ela poderá bloquear as suas contas e sua linha a qualquer momento.

Aplicativo Celular Seguro BR

Quando perder, for roubado ou furtado, você ou a pessoa da sua confiança pode acessar o aplicativo em outro telefone ou acessar o site e registrar uma ocorrência, o que irá notificar os bancos e aplicativos participantes que precisam bloquear as suas contas.

Lembrando que um protocolo será gerado, e você precisa guardar para eventuais necessidades.

Bloqueio nem sempre pode ser imediato

Aplicativo Celular Seguro BR

Dependendo das aplicações e da sua operadora, o bloqueio nem sempre será imediato, então é preciso saber de alguns detalhes.

Os bancos em sua maioria, irão fazer o bloqueio imediatamente quando são alertados, mas alguns podem demorar até 30 minutos para realizar a ação.

No caso das operadoras de telefonia, elas podem demorar mais de 1 dia útil para fazer o bloqueio da linha.

Serviço é uma ótima iniciativa e deve melhorar no futuro

Celular Seguro

O serviço Celular Seguro é uma ótima iniciativa no governo, que ao mesmo tempo ajuda os usuários que possuem seus aparelhos roubados e tenta diminuir roubos e furtos de telefones.

Com mais empresas trazendo suporte para o serviço, mais usuários terão mais segurança e suas contas bloqueadas, o que evitará transferência de dinheiro, a acesso as suas contas e muito mais.

Algo importante a ser dito, é que mesmo com o serviço, você também precisa fazer o boletim de ocorrência para relatar o que aconteceu com seu celular.

Baixe na loja Google Play Store:

Celular Seguro BR

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *