A Qualcomm em parceria com Thales, anunciou o primeiro iSIM compatível com GSMA do mundo, que estreia no Snapdragon 8 Gen 2.
O eSIM está chegando em diversos aparelhos, inclusive em telefones mais baratos como o Moto G53 5G no Brasil, mas a tecnologia mais recente já existe e começará a ser utilizada em breve.
No iSIM temos muitos benefícios para todos, o que inclui economizar espaço, diminuir o gasto de bateria e muito mais.
Snapdragon 8 Gen 2 recebe certificação iSIM da GSM, ele é um chip telefônico no processador
Thales e Qualcomm anunciaram que depois de anos de trabalho, as empresas conseguiram a primeira certificação GSMA para o iSIM, isso significa que a tecnologia é compatível com o padrão GSMA Remote SIM Provisioning, garantindo que a linha telefônica irá funcionar como em qualquer outro chip.
Para quem não sabe, a GSMA (Global Association for the Mobile Communications Industry) é a responsável pelos padrões de conectividade que permitem várias empresas de comunicação utilizem a tecnologia para oferecer ligações, acesso à internet e mais, o que inclui operadoras de telefonia, fabricantes de dispositivos moveis e mais.
O iSIM é um chip telefônico integrado no processador, ele tem muitos benefícios, começando pelo tamanho, ele é menor que o eSIM, a novidade tem o tamanho menor do que 1mm², para comparação, um chip Nano-SIM é cerca de 100x maior.
Além do tamanho menor e como já é integrado no processador, as fabricantes ganham espaço para adicionar outras tecnologias, claro que o tamanho menor vai permitir que telefones, tablets e dispositivos vestíveis tenham a possibilidade de serem menores.
Mas o iSIM conta com outra grande novidade, o consumo de energia é menor que as tecnologias anteriores, que são eSIM, Nano-SIM, Micro-SIM e Mini-SIM.
Como esperado, o iSIM é muito seguro, confira as palavras de Alex Sinclair, diretor de tecnologia da GSMA:
“A GSMA está comprometida em promover uma cultura de ‘segurança em primeiro lugar’ em todo o ecossistema móvel para garantir que os benefícios da conectividade móvel possam ser desfrutados com segurança por todos. O esquema de Garantia de Segurança eUICC da GSMA garante que os produtos eSIM, integrados ou discretos, tenham o mais alto nível possível de resiliência de segurança. Além disso, estamos muito satisfeitos que nossos processos permitam um tempo mais rápido de colocação no mercado para os fabricantes e permitam que novos tipos de produtos, como o SIM integrado, surjam. O iSIM aumenta a oportunidade de proliferar a capacidade celular e satisfaz um mercado mais amplo e diversificado.”
O Snapdragon 8 Gen 2 será o primeiro a contar com um iSIM no processador, o que garante que as fabricantes interessadas possam utilizar a tecnologia nos modelos mais recentes e poderosos de telefones.
Fonte: Qualcomm