A nova rede Wi-Fi 7 deve demorar a aparecer, mas fabricantes já estão desenvolvendo seus chips, mesmo que seja em estágio inicial.
Para se manterem na vanguarda das novas tecnologias, as principais fabricantes de chip já começaram a desenvolver chips especialmente para a nova rede.
Tudo indica que o desenvolvimento está em fase bem inicial, mas mostra que as empresas não querem ficar para trás, quando a novidade puder ser comercializada.
Fabricantes já estão desenvolvendo chips para a rede Wi-Fi 7
Com a rede Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E apenas no início de vida, poucas pessoas possuem dispositivos e roteadores compatíveis com as duas novidades.
Mas as fabricantes como Qualcomm, Broadcom, MediaTek e outras, já estão pensando na próxima versão do Wi-Fi.
Digitimes revelou que suas fontes indicam que a indústria já está fazendo o movimento para utilizar a nova tecnologia assim que possível, mas no momento, tudo está em estágio inicial.
Claro que quando estiverem prontos, esses novos chips irão equipar aparelhos como telefones, roteadores, tablets, computadores, TVs e muitos outros produtos.
Wi-Fi 7 promete maior velocidade e melhorias em muitos setores
O Wi-Fi é conhecido como 802.11be, ele chega com a promessa de alcançar até 40Gbps graças ao sinal modular 4096-QAM, para comparação, o atual Wi-Fi 6 consegue apenas 9.6Gbps com o sinal 1024-QAM.
Essa maior velocidade será utilizada para distribuir melhor a rede, já que os roteadores com essa nova tecnologia suportarão um número maior de aparelhos conectados.
O suporte aprimorado para um número maior dispositivos chega com a tecnologia CMU-MIMO, que suporta até 16 canais de dados, atualmente a rede Wi-Fi 6 é equipada com MU-MIMO, que tem apenas 8 canais de dados.
Como esperado, o Wi-Fi 7 chegará com suporte para as bandas 2.4GHz, 5GHz e 6GHz, permitindo que roteadores e outros dispositivos sejam compatíveis com todos os aparelhos já existentes do mercado.
O Wi-Fi 7 não tem data para ficar disponível, mas como está em estado inicial, ele deverá começar a equipar aparelhos em 2024.
Via: Gizmochina e ieeexplore