Qualcomm e Google revelaram que os chips da linha Snapdragon irão utilizar a arquitetura RISC-V no futuro.
Atualmente a Qualcomm no seu Snapdragon W5 Gen 1 utiliza a plataforma da ARM, que é mais controlada e rígida em vários sentidos.
Mudança terá muitos benefícios, podendo trazer relógios mais eficientes, econômicos e focados em diversos setores.
Google e Qualcomm estão desenvolvendo Snapdragon com RISC-V para Wear OS
Em um post em seu site, a Qualcomm revelou que em parceira com o Google, estão desenvolvendo um novo chip Snapdragon Wear com a plataforma RISC-V para equipar a próxima geração de dispositivos Wear OS.
Atualmente a arquitetura ARM não é tão perfeita para dispositivos mais simples, e como é possui um dono, a empresa mãe coloca limites em sua utilização e mantém controle sobre vários aspectos.
Como a plataforma RISC-V é aberta, mais eficiente e mais simples, é possível ter mais chances de inovações, de melhorias e de fazer modificações para trazer mais benefícios.
A Qualcomm revela que a nova arquitetura permitirá a criação de CPUs personalizadas, ela será de alto desempenho e baixo consumo de energia, o que é perfeito para os dispositivos vestíveis.
Google e Qualcomm já estão trabalhando nesse novo chip de próxima geração, o que irá garantir compatibilidade total com o Wear OS e seu dispositivos futuros.
No momento, ainda não existem informações do lançamento desses novos chips, mas as empresas prometem que irão divulgar maiores informações e lançamento posteriormente.
RISC-V já conta com suporte no Android
No começo do ano, Google revelou o suporte para RISC-V no Android, que começou de forma limitada, mas está sendo estendido aos poucos.
Mesmo com o suporte ainda no nível inicial, o Android irá trazer suporte total para a arquitetura em alguns anos, então no futuro, as CPU irão funcionar como deveriam e sem que seja preciso fazer mudanças no sistema.
Claro que o suporte é essencial para que mais empresas possam utilizar a plataforma RISC-V no Android e agora no Wear OS, permitindo que as fabricantes tenham mais escolhas, conseguindo focar em aparelho com mais tecnologias, mais rápidos e até mais baratos em muitas situações.
Fonte: Qualcomm