Google revelou que o navegador Chrome para Android receberá suporte nativo para gerenciadores de senhas de terceiros em novembro.
Atualmente eles funcionam em modo de compatibilidade, algo que traz alguns problemas e falhas para os usuários.
Mas essas aplicações poderão preencher os formulários de senhas e mais, sem dificuldades e de maneira nativa, como fazem com outros apps.
Navegador permitirá serviços de terceiros para preenchimento automático
Google revelou que o suporte nativo para gerenciadores de senhas de terceiros chegará ao Chrome para Android a partir de 12 de novembro, quando a versão 131 começará a ser liberada oficialmente para os dispositivos móveis.
Atualmente só existe o suporte em modo de compatibilidade, o que traz alguns problemas como rolagem instável, sugestões duplicadas com a ferramenta de senha do Google e outras falhas.
Mas com a versão 131 do navegador, o serviço de preenchimento de senhas e outros formulários de terceiros terá suporte completo, e poderão oferecer e preencher os campos normalmente, o que acaba gerando experiência de uso mais simples e suave aos usuários.
A empresa destaca que o suporte nativo permitirá que essas aplicações funcionem como já funcionam em outras aplicações do sistema, já o modo de compatibilidade será removido no início de 2025.
Para utilizar a novidade é preciso ter pelo menos um aparelho com o Android 14 ou superior, e claro, a versão 131 oficial ou beta do navegador Chrome.
É preciso entrar em configurações do sistema, encontrar o recurso de preenchimento automático, e trocar de Google para a aplicação que irá utilizar.
No Chrome, na versão beta primeiro é preciso digitar na barra de endereço chrome://flags#enable-autofill-virtual-view-structure e ativar o recurso e reiniciar.
Para a versão oficial 131 ou para a beta com a função ativada, é preciso entrar nas configurações do navegador, tocar em “Serviços de preenchimento automático”, escolher “Preenchimento automático usando outro serviço”, confirmar e reiniciar o Chrome.
Lembrando que a nova versão estará disponível para todos a partir do dia 12 de novembro, mas já está liberada para o quem faz parte do programa beta.
Fonte: Android Developers