Novidade do Chrome é o recurso que consegue ler as páginas da Web em voz alta, o que é excelente para muitos usuários.
Com a função ficando disponível em alguns países, será possível escutar as páginas compatíveis da internet.
Além de ser um aprimoramento na forma de utilizar, é algo interessante para a acessibilidade, principalmente para quem possui problemas de visão.
Leitura de texto em páginas chega ao navegador Google
Com a página de suporte, o Google traz mais detalhes da capacidade do Chrome ler textos em páginas da internet.
O primeiro detalhe é que a função nem sempre será compatível com todos os sites, então quando não for, a opção será mostrada.
Inicialmente os idiomas suportados são; árabe, bengali, chinês, inglês, francês, alemão, hindi, indonésio, japonês, português, russo e espanhol.
Para fazer a utilização é preciso ter o navegador de internet do Google na versão Android 125 ou mais recente, e como a liberação é via servidor, pode demorar algumas semanas para que todos vejam a novidade.
Em um site compatível e com o recurso disponível, o usuário precisa apertar nos três pontinhos e depois selecionar a opção “Ouça a página”.
Assim que a função começa a ler, os usuários irão visualizar um player para controle da leitura, o que permite fazer vários tipos de ajustes.
É possível escolher a voz em alguns idiomas, a velocidade da voz, é possível voltar ou avançar 10 segundos, além disso, existe uma barra de andamento, que permite avançar ou retroceder manualmente a qualquer momento.
Algo bem interessante, é que mesmo se você mudar para outra guia ou até mesmo desligar a tela com o navegador em uso, o áudio não é interrompido e continuará em segundo plano.
Curiosamente, esse recurso já existe no navegador Microsoft Edge, que tem como base o Chromium, que é o projeto aberto do navegador do Google.
Lembrando que o Google Assistente também consegue ler páginas da Web, algo que estreou em 2020.
Agora com a função de “Ouça a página” quem utiliza o navegador Google Chrome poderá ter mais acessibilidade e melhor experiência, já que as páginas serão lidas em voz alta e ainda disponibilizando muitos comandos.
Fonte: 9to5google e Support Google