Google está trabalhando para seu seja fácil troca mecanismo de busca dos Chrome e Pixel Launcher.
Com a Europa cada vez mais pressionando para um mercado mais livre e com mais concorrentes, Google precisa fazer algumas mudanças.
Umas dessas alterações é relacionada as buscas, em que o usuário poderá selecionar o seu mecanismo preferido.
Launcher do Google terá opção para pesquisa
Ainda em desenvolvimento, foi descoberto que o Google já trabalha para trazer opções de pesquisa para o seu Pixel Launcher.
No momento, a função ainda está escondida, então não é possível fazer a sua ativação, mas ela foi vista no Android 14 QPR 2 Beta 3, que será o Pixel Feature Drop de março 2024.
Quando for ativada, ao iniciar o launcher pela primeira vez, os usuários terão que escolher o seu mecanismo de pesquisa favorito, sendo possível selecionar Bing, DuckDuckGo e outros.
Uma nova opção também estará disponível, ela permitirá trocar o buscador quando quiser, e ela traz uma mensagem que você pode selecionar o aplicativo que será utilizado para realizar as buscas na internet, o que indica que você terá que baixar a aplicação que deseja e depois fazer a mudança.
Navegador Chrome deve seguir o mesmo caminho
A mudança também deve chegar ao Chrome no futuro, já que o Google está trabalhando em algo parecido para o seu navegador.
No momento, existe o sinalizador “Escolha do mecanismo de pesquisa”, em seu texto, ele deixa claro que essa novidade entrará em ação quando o navegador for utilizado pela primeira vez, independentemente se estiver utilizando uma versão para dispositivo móvel ou para computador.
Isso significa que quando o usuário entrar no navegador, o Chrome irá mostrar uma tela com os mecanismos de pesquisas mais conhecidos e te dará a possibilidade de utilizar o que mais gostar.
Essa tela deve ser bem parecida com a que o sistema Android já apresenta na Europa para o mecanismo de pesquisa e para navegador da internet.
De qualquer forma, ao que tudo indica, essa mudança mais recente pode chegar de forma global, assim evitando que o Google sofra novas ações de monopólio em muitos outros países.