Google revelou mudanças no navegador Chrome, que será mais rápido, mas ainda será seguro como o esperado.
A principal alteração será na navegação segura, que agora não irá mais bloquear o carregamento dos sites.
Para os usuários, isso significa websites abrindo mais rápidos, mas sem prejudicar a segurança a sua navegação protegida.
Navegador segura do Google tem verificação assíncrona
Por padrão, o navegador Chrome conta com verificações de segurança que bloqueiam o carregamento do site, mas isso irá mudar em breve.
A partir do Chrome versão 122, o navegador de internet terá a verificação segura assíncrona, que significa que será feita em tempo real e sem atrapalhar o carregamento do website.
Google fala que espera que os sites carreguem mais rapidamente e que o usuário tenha uma melhor experiência ao navegar na internet.
Com o Chrome 122 ou mais recente, a verificação de navegação segura irá verificar em tempo real o conteúdo, e claro, irá avisar quando algo é perigoso.
Para deixar tudo mais seguro, o Google também está trazendo novos algoritmos ML e IA, o aprendizado de máquina e a inteligência artificial irão detectar e bloquear os ataques de phishing e engenharia social.
Essas mudanças na prática, não devem deixar os usuários desprotegidos, já que a empresa fala que o tempo de carregamento das páginas e da investigação da sua proteção é o suficiente para evitar problemas, como digitar sua senha em site falsos, já que é extremamente improvável a verificação demorar tanto tempo, além disso, quando algo é descoberto, o usuário é avisado na hora.
O Chrome ainda conta com uma lista de site conhecidos e que são perigosos, indicando para os usuários que o website é extremamente não recomendado.
Por fim, o Google ainda fala que a verificação de subrecursos como imagens, scripts e outros, não será mais utilizada, já que existem outros recursos de segurança que conseguem fazer a verificação e que esse tipo de ataque não é mais utilizado em grande escala.
Para PDF, a verificação de segurança ainda será feita, mas em baixa escala, já que esse tipo de arquivo é aberto em uma aba segura e restrita do Chrome, e quando existe um link malicioso, ele é aberto no navegador, permitindo que o Chrome possa te proteger da ameaça.
O Chrome 122 chegará em algumas semanas e estará disponível para o sistema Android, e outros sistemas para dispositivos móveis e computador.
Fonte: Blog Chromium