A operadora Claro revelou que testou a conexão via satélite em celulares tradicionais, o que é uma nova forma de conectividade em lugares afastados.
O grande destaque é essa novidade não precisa de aparelhos com modificações no hardware ou software.
Inovação será interessante em casos de emergência e outros, algo que afeta principalmente áreas remotas do país, em que a rede via torre não está disponível.
Conexão direta foi testada
Os testes da Claro em parceria com a Lynk, utilizou radiofrequências para sistemas satelitais em aplicações direct-to-device (D2D).

Isso significa que os satélites conseguiram se conectar nos dispositivos como fossem uma torre de celular tradicional.
Algo muito interessante, é que as empresas utilizaram telefones tradicionais, casos dos Moto G4 Plus, Galaxy S22 e iPhone 13, que não sofreram nenhuma mudança no software e nem no hardware.
A comunicação dos seis satélites não-geoestacionários de baixa orbita utilizaram a faixa de 850 MHZ da própria claro, e como é algo disponível nos celulares, então não precisou de aparelho modificados.
A operadora revelou que realizou envio de mensagens SMS e até mesmo ligações de voz.

Chamada de voz no teste foi de 30 segundos, o que a Claro diz que foi o suficiente para comprovar a possibilidade de realizar ligações em caso de emergência.
No futuro, a tecnologia poderá ser melhorada para contar com envio de fotos e vídeos, algo que poderá acontecer basicamente em qualquer área remota no Brasil.
Os testes foram possíveis por causa de um mecanismo de inovação da Anatel (sandbox regulatório), que pula alguns processos para abrir espaço para inovações futuras.
No momento, ainda não se sabe no geral o que os testes revelaram, mas a Anatel fala que estará nos próximos anos avaliando as mudanças e desafios que surgirão, o que irá garantir a boa e segura comunicação em todos o país.
Rede de satélite aos poucos se tornará padrão

Nos últimos anos, a nova rede começou a se popularizar, tanto, que o Android 14 estreou o suporte para rede via satélite.
Depois começou a chegar acessórios como os Motorola Defy Satellite Link e HMD OffGrid, que se conectam a celulares tradicionais e permite o uso da rede de satélites para envio de mensagens de SOS, o que é excelente para casos de emergência em lugares que não possuem sinal da operadora.
Atualmente alguns dispositivos contam com essa inovação integrada, caso do Motorola Defy 2, Galaxy S25 e outros.
Aos poucos a tecnologia está evoluindo e ficando mais barata, o que permitirá se transformar em um padrão que todos terão acesso.
Fonte: Teletime
Deixe um comentário