Google revelou que suas principais aplicações irão utilizar o codec AV1 para melhor desempenho e economia de dados.
Com o novo codec, os usuários que irão sair ganhando, já que terão uma experiência aprimorada em vídeos de streaming.
A intenção da empresa é que mais aplicações utilizem o codec mais recente e que apresentem economia importante para os dados dos usuários.
Google irá utilizar o codec AV1 em suas aplicações
Matt Frost, do Google, revelou que o codec AV1 continuará a ser muito bem utilizado nas aplicações da empresa.
A solução se mostrou excelente, com resultados extraordinários tanto em desempenho como em redução de dados, então é natural que seja utilizado nos produtos da empresa em geral.
Atualmente os YouTube, Google Duo, Chrome e o próprio Android, contam com suporte para o codec AV1.
Agora a intenção é trazer o mesmo suporte para os Google Fotos, Stadia, Meet e Play Filmes, mas ainda sem uma data definida para isso começar a acontecer.
Codec AV1
AV1 é conhecido por AOMedia Video 1, ele foi criado pelo próprio Google, a intenção é ser um concorrente direto ao codec HEVC, mas sendo totalmente gratuito.
O novo codec AV1 chega com grandes melhorias em muitos sentidos, atualmente o codec VP9 é o mais utilizado em streaming, mas ele tem seus dias contados.
O codec AV1 promete melhorias de compressão 20% maior que o codec VP9, além de contar com suporte para 10bits e economizar muitos dados durante as transmissões.
Isso significa que além de gastar menos dados para visualizar vídeos e outros conteúdos, o codec ainda traz uma maior qualidade, esses dois itens são essenciais para todos os tipos de usuários.
Outras empresas já usam ou vão utilizar o codec AV1
A primeira a sair na frente foi a Netflix, que já conta com suporte para o codec AV1 desde fevereiro desse ano.
Tecent, Facebook, Amazon e Microsoft já estão pensando na implementação do codec AV1 em seus serviços, para conseguir trazer uma experiência aprimorada para os usuários em itens que precisam de streaming.
Em processadores, o destaque foi o MediaTek Dimensity 1000 que conta com decodificação de hardware para o codec AV1.
Resumo
O novo codec AV1 é um dos melhores para streaming de conteúdo atualmente, trazendo maior compressão, menor gasto de dados, melhor imagem e outras vantagens únicas.
Por ter tantas coisas boas, o codec AV1 continuará a ser implementado nas aplicações do Google, sem contar que outras empresas também irão fazer o mesmo no futuro.
Via: Twitter
Eu mesmo acho uma excelente ideia porquê será muito bom para mim que uso o google 24 haras por dia
Gilvan, realmente o codec é uma boa ideia, já que deixará os vídeos com melhor qualidade e com menor uso de dados.